Como remover oxidação de alumínio do bloco do motor

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Se o capô do seu carro não tiver sido aberto há algum tempo, talvez o bloco do motor esteja coberto de sujeira e óleo. Esses resíduos, juntamente com a umidade e o ar seco, podem fazer com que o alumínio e outros metais no bloco se tornem susceptíveis a oxidação (ferrugem) e corrosões. A maioria dos casos menos graves de oxidação tem solução, com simples limpeza e sem a necessidade de remover por inteiro o bloco do motor do veículo. No entanto, se o problema for extenso, será necessário remover o bloco em uma oficina mecânica por um profissional.

Passo 1

Limpe a graxa superficial endurecida, a sujeira e outros resíduos do bloco utilizando um escovão e uma mistura de detergente e água quente. Em alguns casos, com isso remove-se a oxidação.

Passo 2

Suavize os pontos de corrosão das partes do bloco de alumínio usando um pedaço de lixa grossa. Faça movimentos circulares e aplique uma pressão firme, para melhores resultados. Limpe o pó de alumínio com um pano úmido, após terminar.

Passo 3

Sature uma lã de aço sintética com lubrificante à base de óleo. Com a lã, esfregue a oxidação restante. Alcance os pequenos cantos e as ranhuras do bloco do motor, utilizando uma escova de aço. Limpe o resíduo de óleo restante com um pano úmido.

Passo 4

Aplique uma camada generosa de polidor de metais em uma flanela. Dedique no polimento das partes de alumínio do bloco do motor com a flanela até obter o acabamento polido desejado.

Passo 5

Recoloque o bloco do motor, caso tenha sido necessário removê-lo. Se você não estiver confiante em realizar essa tarefa ou for inexperiente em reparos automotivos, consulte um profissional em serviços automotivos de lataria.

Mais recentes

×