Como remover ferrugem em um fogão velho de ferro fundido

••• Charcoal iron image by Tomasz Nowicki from Fotolia.com

Um fogão de ferro fundido nos lembra o passado. Usado há muitos anos, este fogão, aos poucos, está voltando para muitos lares. Eles são usados para cozinhar e fornecer calor nos meses frios do inverno. Se cuidado corretamente, um fogão de ferro fundido durará muito tempo. No entanto, eles podem ficar sujos, escurecidos e enferrujados. Remover a ferrugem do seu fogão pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. A ferrugem deixada no ferro fundido começará a corroer o fogão, causando danos irreversíveis.

Passo 1

Espane o exterior do fogão de ferro fundido com um espanador ou um pano macio para remover a sujeira da superfície. Comece trabalhando a partir de cima, espanando para baixo.

Passo 2

Esfregue as manchas de ferrugem do fogão usando uma escova de arame. Outra alternativa é usar um pedaço de lixa para raspar a ferrugem. Continue esfregando ou lixando suavemente até que toda a ferrugem seja removida.

Passo 3

Mais uma vez, com um espanador ou pano macio, espane o fogão de ferro fundido.

Passo 4

Aplique óleo de cozinha em um pano limpo e esfregue as marcas de arranhões no fogão de ferro fundido.

Passo 5

Aplique o escurecedor em um pano limpo e esfregue-o no fogão. Dependendo da marca do produto usado, talvez seja preciso polir ou enxugar o fogão. Consulte as instruções impressas na etiqueta para obter mais informações.

Mais recentes

×