Como remover um soquete de lâmpada emperrado

••• hand holding a cfl and incadescent lightbulb image by Silverpics from Fotolia.com

As roscas do soquete de uma luminária se desgastam. Quando isso acontece, instalar ou remover uma lâmpada se torna um problema. Se o soquete estiver extremamente desgastado, a força necessária para remover uma lâmpada antiga ou instalar uma nova pode fazê-la estilhaçar nas mãos. A melhor opção é remover o soquete. O envoltório metálico e a base do alojamento do soquete podem ser guardados e reutilizados; na verdade, o que será removido é apenas a parte interna com rosca.

Passo 1

Desligue a energia da luminária tirando-a da tomada.

Passo 2

Desenrosque o parafuso que segura a cúpula do abajur e remova-o. Em seguida, remova a cúpula e a armação; reserve os três itens.

Passo 3

Desenrosque a lâmpada do soquete antigo. Faça isso com cuidado para não quebrar a lâmpada ou deixar o globo de vidro escapar da base roscada.

Passo 4

Examine as roscas na lâmpada. Se estiverem muito desgastadas ou parcialmente danificadas por causa das roscas do interior do soquete antigo, jogue-a fora.

Passo 5

Pressione a parte externa do envoltório do soquete onde estiver escrito "Aperte". Isso o soltará da base, permitindo que você o levante e deixe seu interior exposto.

Passo 6

Afrouxe os parafusos de contato no interior do soquete. Remova as pontas do fio da tomada presas nos parafusos. Nesse ponto, o interior do soquete já não está mais conectado à luminária.

Passo 7

Descarte o interior do soquete antigo. Você conseguiu removê-lo com sucesso.

Mais recentes

×