Como reparar uma borda quebrada em uma lápide de granito

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Embora o granito seja um material muito resistente e estável, podendo durar por várias gerações, ele não é imune aos elementos climáticos ou ao vandalismo. Muitas lápides e monumentos de granito precisam ser reparados e restaurados ao longo do tempo e há profissionais que se especializam nesse tipo de serviço. No entanto, caso apenas um pedaço pequeno de uma lápide tenha se quebrado, você pode fazer o trabalho por conta própria, mas provavelmente precisará pedir permissão ao responsável pelo cemitério.

Passo 1

Limpe bem a área onde a pedra se partiu. Isso garantirá uma boa aderência quando o epóxi for aplicado. Na verdade, é melhor limpar toda a pedra, de modo que sua aparência pareça consistente quando o trabalho terminar. É importante a utilização de um detergente não iônico, como amônia ou Photo-Flo, uma solução de revelação fotográfica. A amônia deve ser misturada na proporção de uma xícara para cada quatro litros de água. Quanto ao Photo-Flo, a mistura deve ser de 30 ml por quatro litros de água. Primeiro, molhe toda a superfície com água pura, em seguida, esfregue e enxágue. Qualquer coisa deixada na superfície pode então ser removida com a mistura.

Passo 2

Enxágue bem toda a superfície para garantir que a solução seja completamente removida. Espere o granito secar.

Passo 3

Siga as instruções do rótulo para misturar o epóxi. Recomenda-se utilizar um produto formulado especificamente para a restauração de mármores e granitos. Espalhe o epóxi sobre a borda danificada, tendo o cuidado de evitar aplicá-lo sobre a superfície visível da pedra. Coloque o fragmento de volta no lugar, tornando o encaixe o mais perfeito possível. Enquanto você o segurar no lugar, assegure-se de ter removido todos os sinais visíveis do epóxi.

Passo 4

Aplique uma quantidade generosa de fita adesiva para manter o fragmento no lugar, deixando-a o mais firme possível. Após 24 horas, remova a fita.

Mais recentes

×