Como restaurar bandejas de prata

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Utensílios de prata tendem a ficar embaciados com o tempo, especialmente quando expostos ao ambiente. Limpar esse material pode parecer complicado, mas restaurar uma bandeja de prata ao seu brilho original não é difícil. Usando materiais de limpeza básicos, você pode facilmente restaurar sua bandeja de prata e deixá-la parecendo nova. Isso também se aplica a castiçais, prataria e qualquer outro objeto feito do mesmo material.

Passo 1

Espalhe uma camada de pasta de dentes branca sobre a bandeja de prata. Você pode fazer isso usando seus dedos, espalhando uniformemente. Faça pressão sobre a pasta de dentes por três a quatro segundos. Isso basta para uma bandeja de tamanho médio e deve remover a primeira camada de sujeira.

Passo 2

Cubra o fundo de uma panela de tamanho apropriado com papel alumínio. Coloque a bandeja no interior. Se sua panela não for grande o bastante, trate a bandeja um canto de cada vez.

Passo 3

Coloque água na panela, cobrindo a bandeja completamente. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sal e adicione à água. Deixe ferver por cerca de cinco minutos, apague o fogo e deixe a bandeja de molho na solução por mais cinco minutos. Você poderá observar sua bandeja ficando menos embaciada.

Passo 4

Tire a bandeja da solução cuidadosamente e seque-a com um pano ou esponja macia. Nunca use escovas ou esponjas duras, pois poderão riscar sua bandeja.

Passo 5

Retoque sua bandeja de prata aplicando uma solução de antisséptico para mãos e gentilmente esfregue com bola de algodão. Preste atenção nos locais mais difíceis de alcançar, como entalhes e detalhes intricados.

Mais recentes

×