Como restaurar uma vitrola antiga

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Em 1906, a gravadora Victor Talking Machine Company apresentou a primeira vitrola, um fonógrafo com toca-discos e um amplificador escondido, fazendo com que se parecesse mais com uma mobília do que com uma máquina. O estilo da vitrola variou de pequenos modelos de mesa a modelos pesados estilo Thomas Chippendale e rainha Anne. A RCA Victor Company utilizou o nome da marca vitrola em toca discos até os anos 1970. Entretanto, os colecionadores consideram como vitrola apenas os modelos comercializados pela Victor Talking Machine Company.

Passo 1

Passe óleo em todas as partes da máquina. Em seguida, gire a manivela do motor. Ouça se o motor funciona. Se emitir algum ruído, a máquina terá que ser desmontada, limpada, lubrificada e depois montada novamente.

Passo 2

Substitua a agulha da vitrola. As agulhas de aço devem ser substituídas após cada uso para evitar danificar os discos.

Passo 3

Ouça o som do disco tocando. Caso o som vibre, chie ou fique distorcido, você precisará reconstruir a caixa de som. Isso pode ser feito substituindo as juntas frágeis e encerando novamente a barra de som.

Passo 4

Limpe toda a sujeira aplicando um óleo de limão para madeira e deixando-o por duas ou três horas. Em seguida, esfregue suavemente com a lã de aço 0000. Não faça muita pressão para evitar arranhar o acabamento.

Passo 5

Coloque o óleo de limão para madeira na lixa 600 e suavemente esfregue o líquido restaurador para suavizar qualquer superfície áspera do verniz.

Passo 6

Aplique o pó para polimento e o óleo mineral na superfície. Espere secar.

Passo 7

Escolha um composto restaurador para o tipo específico de madeira que você está restaurando. Esfregue no acabamento e deixe secar.

Passo 8

Revista a superfície de madeira com cera para proteger o acabamento e adicionar brilho ao polimento.

Passo 9

Esfregue as partes de metal com polidor de metais para deixá-los brilhando.

Mais recentes

×