×
Loading ...

Riscos para a saúde causados pela urina de gato

Ter um animal de estimação envolve muito mais que simplesmente proporcionar à ele um lar seguro e comida de qualidade. Os animais de estimação podem fazer bagunça e seus excrementos podem ter um efeito prejudicial nas vidas dos humanos. Os gatos, em particular, podem causar uma quantidade estimável de danos simplesmente se não urinarem em suas bandejas sanitárias. Alguns gatos urinam pela casa toda, o que pode afetar negativamente a qualidade do ar na casa. A urina de gato contém várias bactérias e é predominantemente composta por amônia, que é uma substância prejudicial para alguns humanos.

A urina de gato contém amônia, que é prejudicial para os humanos (Black Cat image by Chris Kincaid from Fotolia.com)

Desmaio, vômito e tontura

A resposta inicial dos humanos à exposição da urina de gato é a sensação da cabeça estar girando, que é devido à presença de amônia. Em casos em que a concentração de amônia é mais alta, a tontura geralmente é a precursora de vômitos ou até desmaios. Mesmo que a urina de gato tenha níveis baixos de amônia, a urinação repetida no carpete, móveis de madeira ou painéis pode criar níveis muito altos de amônia no ar dentro da casa. Sem uma limpeza adequada com um produto enriquecido com enzima, a urina do gato jamais poderá ser realmente removida, já que contém uma substância pegajosa que adere às superfícies.

Loading...

Irritação dos olhos e da pele

Tanto os olhos quanto a pele podem tornar-se bastante irritados pelo ar pesado de amônia na casa. Os olhos podem tornar-se ressecados, com coceira, lacrimejantes e propenso à infecção. A exposição prolongada à amônia pode também resultar em dano irreversível aos olhos ou até mesmo cegueira. A pele que entrar em contato com objetos saturados de urina, como piso poroso ou assoalhos de madeira sem verniz, podem ter erupções na pele que se parecem com queimadura. Se não forem cuidadas, podem progredir em lesões dolorosas da pele que podem ficar infectadas.

Riscos respiratórios

Os efeitos mais perigosos da urina do gato em seres humanos ocorrem quando são inalados. Os vapores de amônia podem ter um efeito catastrófico no sistema respiratório, especialmente por um período prolongado. Algumas dessas reações adversas incluem tosse, aumento da expectoração, infecções respiratórias, dano à traqueia que pode resultar em edema alveolar e bronquite. A amônia irrita os pulmões e pode tornar a respiração extremamente difícil. Sem atenção médica adequada, os pulmões podem ficar infeccionados e afetados sem ter como ser mais tratados. Inalar amônia constantemente pode até causar asfixia fatal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...