×
Loading ...

O que acontece com um gato exposto à tetrametrina e à cipermetrina?

A tetrametrina e a cipermetrina são inseticidas altamente tóxicos que representam um perigo para os animais. De acordo com a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA), cerca de 20% das chamadas registradas nos centros de controle de animais envenenados nos Estados Unidos estão relacionadas com inseticidas. Os inseticidas são comumente utilizados ​​em nossos animais de estimação para o controle das pulgas e em torno de nossas casas para o controle de insetos rasteiros e voadores. Os envenenamentos mais graves ocorrem quando produtos não apropriados para a utilização em gatos são aplicados.

Os gatos expostos a certos produtos químicos tóxicos adoecem gravemente (Dimas Ardian/Getty Images News/Getty Images)

Perigo da exposição

A tetrametrina e a cipermetrina são conhecidas como piretroides, sintetizadas a partir do extrato natural da flor africana de crisântemo. Os gatos são mais sensíveis porque têm metabolismos mais lentos e não podem digerir as toxinas como os cães. Eles também têm hábitos de higiene amplos que envolvem lambidas em suas pelagens longas, o que causaria a ingestão de grandes doses de piretroides. Quando os gatos são expostos a esses produtos químicos, eles apresentam urticárias e coceira, congestão, dificuldade respiratória e podem sofrer de choque.

Loading...

Reações leves

As reações podem variar, dependendo do tamanho do gato e do tempo de exposição. As reações leves podem incluir salivação excessiva, espasmos auriculares, agitação dos membros, depressão leve ou irritabilidade, diarreia, vômito e hipotermia. O tratamento geralmente envolve um banho em água morna com um detergente não tóxico para lavar todos os resíduos do inseticida.

Reações moderadas a graves

Se um gato exposto a esses produtos químicos continua vomitando e com diarreia, a internação é necessária. Os sintomas moderados a graves também incluem uma depressão prolongada mais profunda, tremores musculares e a quase completa perda da coordenação, incluindo a presença de convulsões. Os fluidos intravenosos geralmente são administrados para manter a hidratação. O Valium também é utilizado para controlar convulsões ou tremores. Mesmo com sintomas moderados a graves, um gato pode se recuperar em dois ou três dias.

Morte

A intoxicação por piretroide que leva à morte geralmente ocorre quando os proprietários abusam da utilização de repelentes de carrapatos caninos em seus gatos. A exposição dos gatos a esses produtos resulta em aproximadamente 97% desses animais com necessidade de cuidados clínicos, com uma taxa de mortalidade de 10,5% para todos os gatos tratados, de acordo com Petside.com.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...