O que acontece com um gato exposto à tetrametrina e à cipermetrina?
Dimas Ardian/Getty Images News/Getty Images
A tetrametrina e a cipermetrina são inseticidas altamente tóxicos que representam um perigo para os animais. De acordo com a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA), cerca de 20% das chamadas registradas nos centros de controle de animais envenenados nos Estados Unidos estão relacionadas com inseticidas. Os inseticidas são comumente utilizados em nossos animais de estimação para o controle das pulgas e em torno de nossas casas para o controle de insetos rasteiros e voadores. Os envenenamentos mais graves ocorrem quando produtos não apropriados para a utilização em gatos são aplicados.
Perigo da exposição
A tetrametrina e a cipermetrina são conhecidas como piretroides, sintetizadas a partir do extrato natural da flor africana de crisântemo. Os gatos são mais sensíveis porque têm metabolismos mais lentos e não podem digerir as toxinas como os cães. Eles também têm hábitos de higiene amplos que envolvem lambidas em suas pelagens longas, o que causaria a ingestão de grandes doses de piretroides. Quando os gatos são expostos a esses produtos químicos, eles apresentam urticárias e coceira, congestão, dificuldade respiratória e podem sofrer de choque.
Reações leves
As reações podem variar, dependendo do tamanho do gato e do tempo de exposição. As reações leves podem incluir salivação excessiva, espasmos auriculares, agitação dos membros, depressão leve ou irritabilidade, diarreia, vômito e hipotermia. O tratamento geralmente envolve um banho em água morna com um detergente não tóxico para lavar todos os resíduos do inseticida.
Reações moderadas a graves
Se um gato exposto a esses produtos químicos continua vomitando e com diarreia, a internação é necessária. Os sintomas moderados a graves também incluem uma depressão prolongada mais profunda, tremores musculares e a quase completa perda da coordenação, incluindo a presença de convulsões. Os fluidos intravenosos geralmente são administrados para manter a hidratação. O Valium também é utilizado para controlar convulsões ou tremores. Mesmo com sintomas moderados a graves, um gato pode se recuperar em dois ou três dias.
Morte
A intoxicação por piretroide que leva à morte geralmente ocorre quando os proprietários abusam da utilização de repelentes de carrapatos caninos em seus gatos. A exposição dos gatos a esses produtos resulta em aproximadamente 97% desses animais com necessidade de cuidados clínicos, com uma taxa de mortalidade de 10,5% para todos os gatos tratados, de acordo com Petside.com.
Mais Artigos
Sintomas de abstinência de bupropiona→
Antitussígenos para cachorros→
O que está errado com um gato macho quando ele não consegue controlar os intestinos?→
Uso do Interferon no tratamento da FIV dos gatos→
Problemas associados ao uso frequente de leite de magnésia→
Sinais de infecção em mordida de cachorro→
Referências
- American Society for the Prevention of Cruelty to Animals-Animal Poison Control Center: Top 10 toxinas que afetaram animais de estimação em 2010 [em inglês]
- Pet Med: Medicamento para pulgas e carrapatos envenenando gatos [em inglês]
- Cat World: Piretrina e piretroide envenenando gatos - Causas, sintomas e tratamento [em inglês]
Sobre o Autor
Dan Boone has been writing since 1999. His work has appeared on CaribbeanChannel.com and he wrote for the "Virgin Voice" magazine and its website, Virgin Voices. Boone has a Bachelor of Arts in composition and arranging from Berklee College of Music in Boston. He also holds a certificate in digital-sound engineering from the Trebas Institute in Montreal.
Créditos Fotográficos
Dimas Ardian/Getty Images News/Getty Images