Roupas tradicionais da África do Sul
South Africa image by bluefern from Fotolia.com
Se quiser saber mais sobre a África do Sul, aprenda o código de vestimenta. Enquanto em outros países um vestuário nacional pode ter tamanho único, o mesmo não acontece na Nação Arco-Íris. A história da África do Sul deixou um legado em vestuários tradicionais tão diverso quanto as pessoas que ali se instalaram. Reconhecer os diferentes tipos de trajes tradicionais é um passo para apreciar uma nação rica em história.
História
A enorme área que se tornou África do Sul sofreu imigração por mar e por terra já no século XV. Os imigrantes africanos vinham de um grande número de tribos com diferentes culturas, e estilos de vestimentas. Estes grupos lutaram entre si e contra colonizadores europeus, que tinham seus próprios trajes e vestimentas. Todas essas formas de se vestir ainda hoje são usadas nas celebrações.
Zulu
Provavelmente, o povo mais conhecido da África do Sul seja o Zulu. Sua vestimenta é reconhecida pelo brilho e colorido, especialmente as usadas por mulheres e garotas. As jovens solteiras usam talão "izincu" de miçangas em torno da cintura, tornozelos e cotovelos, assim como tiaras e colares de contas. O uso da cor serve para mostrar sua condição de solteira. As mulheres Zulu casadas usam chapéus "isicholo" mais sérios e xales "Ibhayi". Os homens Zulu tradicionalmente usam diferentes capas de peles de animais, dependendo do seu estado civil.
Xhosa
As tradições Xhosa são distintas e sua vestimenta tribal reflete isto. As jovens que procuram maridos costumam deixar os seios à mostra para exibir sua beleza. As pérolas são novamente muito usadas em roupas femininas, e as vestes diferentes refletem o status de uma mulher dentro da tribo. As contas também são usadas em acessórios, como bolsas de tabaco, que são carregadas por mulheres com filhos casados. O traje masculino inclui mantas coloridas tingidas com ocres naturais. Em alguns grupos, cavaleiros usam chapéus distintos em forma cônica.
Venda
Os povos de Venda, das áreas setentrionais da África do Sul, possuem cerimônias exclusivas, como para fazer chover. Como parte desta cerimônia, um dançarino da chuva veste uma saia de gramíneas, juntamente com um elmo e faixas para os braços e pernas feitas de penas. Os membros mulheres da tribo performam a dança da cobra ao som dos tambores "djembe", usando uma tanga tradicional, enquanto outras mulheres passam a executar a dança usando peles de animais, franjas e uma pena em seu cabelo, indicando a sua maturidade.
Voortrekker
A tradição Voortrekker é comemorada pela comunidade de Africâneres. Estes agricultores de língua holandesa usavam roupas cotidianas simples, mas gostavam de roupas mais sofisticadas para as festas. O gorro Voortrekker, como usado por mulheres, é o elemento de assinatura deste estilo. Outros itens femininos são o avental e lenços coloridos com broches ornamentados. Os homens usam chapéus de feltro de abas largas e coletes de seda, cetim e veludo.
Referências
Recursos
- MAGUBANE, Peter. Dress and Adornment. 2001 [em inglês]
Sobre o Autor
Based in Newcastle upon Tyne, Phil Wharton has been editing and contributing to magazines and newspapers since 2001. His articles have appeared in “Bread and Roses” magazine and “Industrial Worker.” Wharton holds a Bachelor of Arts in humanities from Manchester Metropolitan University, an NCTJ Certificate of Journalism and is currently researching for a PhD in politics at Durham University.
Créditos Fotográficos
South Africa image by bluefern from Fotolia.com