Que tipo de roupas se usa na Irlanda?
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images
A Irlanda não tem um código de vestimentas padronizado, com a possível exceção de uniformes escolares para estudantes. Consequentemente, existe uma grande variedade de opções de roupas disponíveis para o povo irlandês, que se veste de acordo com o gosto pessoal. As roupas tradicionais, confeccionadas, como o tweed Donegal, ainda são usadas por homens no país, o que frequentemente contrasta com as saias curtas das adolescentes na moda. As roupas irlandesas são mais bem descritas como uma combinação de funcionalidade e estilo pessoal.
Moda
Carlos Alvarez/Getty Images Entertainment/Getty Images
A cena da moda irlandesa é muito parecida com a de qualquer outra cultura ocidental -- mudando constantemente, variando de pessoa para pessoa e influenciada por celebridades. Vestidos curtos, saias, meias calças, echarpes, cintos e jeans skinny são comuns entre as mulheres. Embora a Irlanda seja fria no inverno, as mulheres (particularmente as abaixo dos 25 anos de idade) ainda podem ser vistas usando roupas curtas. O Independent, um jornal irlandês, sugere que o "núcleo de um guarda roupa masculino" deve incluir um par de jeans retos, camisas de algodão, camisa xadrez de lã e um suéter escuro de lã.
Função
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Os irlandeses usam roupas dependendo de que tipo de atividades vão executar. Por exemplo, as pessoas que trabalham ao ar livre usam botas de borracha (chamadas Wellington) e muitas camadas de agasalhos. Pessoas que trabalham em escritórios em geral usam ternos de trabalho tradicionais ou calças pretas e saias, juntamente com camisas sociais e gravatas para os homens. Estudantes universitários costumam seguir tendências atuais, que podem ser vistas em blogs de moda irlandeses, como o http://www.stylebible.ie. A Irlanda pode ser muito chuvosa e ventosa, fria no inverno e fresca no verão, de maneira que são usados casacos adicionais, em virtude do clima.
Tradição
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images
As roupas tradicionais irlandesas ainda são usadas atualmente. Suéteres Aran são comuns, particularmente entre turistas, mas também são usados por irlandeses. Eles se originam das ilhas Aran, na costa oeste da Irlanda e são grossos e tricotados à mão. No passado, cada família tinha seu próprio padrão de tecelagem, de modo que uma pessoa podia ser identificada por suas roupas. As dançarinas irlandesas modernas ainda usam vestidos tradicionais de camponesas, adornados com fitas ou uma faixa. O estilo específico de vestido reflete a escola ou nível de habilidade associado a uma dançarina.
Acessórios
Ian Gavan/Getty Images Entertainment/Getty Images
As mulheres irlandesas gostam de usar botas de vários estilos. Elas vão das clássicas na altura do tornozelo a logo abaixo do joelho e podem ser com ou sem salto. As botas são uma escolha sensata na Irlanda por causa do clima frio e da chuva. Por outro lado, as sapatilhas de balé rasteiras são uma escolha popular para as irlandesas, apesar de sua pouca praticidade. Echarpes, cintos e bolsas existem em várias cores e tamanhos e são usadas por uma questão de moda ou de necessidade.
Considerações
Peter Macdiarmid/Getty Images News/Getty Images
A Irlanda possui muitas cadeias de lojas de roupas, chamadas de "high street shops", por todo o país. Essas incluem TopShop, Next, Oasis e JCPenney. Essas cadeias possuem lojas no Reino Unido e na Europa, de modo que a moda irlandesa pode se parecer muito com a de outros países. Além disso, as marcas de designers populares na Irlanda incluem a linha de roupas da atriz Sienna Miller, Twenty8Twelve e a linha de roupas da modelo Kate Moss da TopShop. Butiques e mercados de roupas também são lugares populares para fazer compras.
Referências
Sobre o Autor
Lauren Fitzpatrick was the official blogger for Busabout Europe in 2008, and has contributed to Transitions Abroad. Her subjects of interest include international work and travel, fitness, and deaf culture. She holds a Master of Arts in travel writing from Kingston University and a Bachelor of Arts in communications from Indiana University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images