Roupas tradicionais de samurai

••• Samurai warrior image by patrimonio designs from Fotolia.com

Os samurais, classe guerreira do japão medieval, deviam se destacar do resto da população pela maneira como se vestiam. Eles usavam o cabelo em um coque. Carregavam duas espadas, a katana e a wakizashi. Eles também tinham roupas apropriadas para a batalha e para o dia-a-dia. Algumas dessas roupas, como a hakama, são usadas hoje durante a prática de artes marciais tradicionais japonesas.

Hakama

A hakama é uma roupa parecida com a calça. Geralmente é preta, branca ou azul-escura. Possui uma peça pequena que aperta contra as costas do usuário. Há dois tipos: o umanori hakama e o andon hakama. O umanori foi feito originalmente para ser usado ao cavalgar, e parecem calças com pernas bem separdas. O andon não tem pernas separadas e era usado durante tempos de paz. O hakama tem sete dobras: cinco na frente e duas atrás. As dobras representam as sete virtudes do bushido. Retidão (gi), coragem (yu), benevolência (jin), respeito (rei), honestidade (shin), honra (meiyo) e lealdade (chugi).

Kimono e kataginu

O kimono, uma vestimenta longa parecida com um robe, era usado geralmente embaixo do hakama. O kimono de um samurai era feito de material macio, como seda, e pintado de cores escuras, como preto ou azul. As crianças samurais, de acordo com o Samurai Archives, se vestiam de cores mais brilhantes. Ao atingir a idade adulta, mudavam para o estilo mais apagado. Um kimono podia ser usado sem uma das mangas para demonstrações marciais, como esgrima e arquearia. Os samurais também usavam jaquetas sem mangas, conhecidas como kataginu, sobre o kimono. O katagino tinha ombreiras exageradas com o emblema do samurai estampado nelas.

Waraji e tabi

Os samurais usavam sandálias de palha chamadas waraji. Essas sandálias tradicionais consistiam em palha de arroz trançada, amarradas com alças folgadas que eram enroladas no peito do pé, davam a volta ao redor e eram amarradas pelo calcanhar. Eram calçados leves, baratos e fáceis de fazer, apesar de não serem duráveis e não protegerem os pés. As tabi eram meias com o dedo separado para facilitar ao calçar as waraji. A separação ficava entre o dedão e o segundo dedo, e as cores variavam conforme a estação.

Obi

O obi era usado era usado como cinto ao redor da hakama. Ele era feito de algodão branco e espesso, e amarrado três vezes ao redor da cintura, logo acima do osso do quadril. O obi segurava a katana e a wakisahi do samurai. A wakashi, ou espada curta, era colocada nas laterais, entre a última e a camada do meio. A katana, ou espada longa, era colocada entre a segunda e terceira camada do obi, próxima ao quadril esquerdo.

Sarashi

O sarashi, ou cobertura do torso, era tradicionalmente usado para dificultar os ferimentos da batalha. Como o obi, o sarashi era feito de um pedaço de algodão espesso enrolado ao redor da parte superior do tórax. As mulheres samurais no Japão feudal também podiam usar o sarashi para firmar seus seios.

Mais recentes

×