Como fazer saias havaianas de tecido

••• Photodisc/Photodisc/Getty Images

As saias havaianas são uma vestimenta tradicional no Havaí, e geralmente são feitas de ráfia -- fibras de uma palmeira, cortadas e trançadas. A ideia original era criar uma saia que fosse até o joelho, ou mais longa, e que proporcionasse um movimento rápido no acompanhamento da dançarina que a estivesse usando. Ainda que essas saias sejam hoje feitas de diferentes materiais, criar uma com tecido é provavelmente a forma mais fácil de fazê-la.

Passo 1

Escolha 2 m de tecido de algodão não elástico, da cor de sua preferência. Confira o tecido antes de comprar, para ter certeza de que ele não desfia com muita facilidade. O percal é uma boa opção.

Passo 2

Dobre o tecido ao meio. Costure uma linha reta, a 6 centímetros da dobra, prendendo os dois lados juntos. Corte a parte de baixo do tecido conforme o comprimento que você quer para a saia.

Passo 3

Coloque uma fita de 4 cm de largura por dentro do tubo que você acabou de fazer com o tecido. Deixe vários centímetros de fita sobrando para cada lado

Passo 4

Começando por baixo, corte tiras de tecido com dois centímetros de largura, e suba até a costura (mas cuidado para não atravessá-la). Faça isso em volta de todo o tecido.

Passo 5

Amontoe o tecido em volta da fita até que esteja do tamanho adequado para a cintura. Amarre a saia na sua cintura e ajuste-a. Amarre a fita na parte de trás.

Mais recentes

×