Sangramento após cirurgia de endometriose
A endometriose só é diagnosticada através de cirurgia e seu tratamento normalmente também requer um procedimento invasivo. É normal que ocorram sangramentos após a cirurgia, mas eles também podem representar um problema mais sério.
A laparoscopia
A cirurgia necessária para diagnosticar a endometriose é chamada de laparoscopia. Um laparoscópio é inserido na cavidade pélvica através de uma pequena incisão para permitir que o cirurgião visualize a extensão do crescimento da endometriose e possa remover as aderências causadas.
Hemorragia descontrolada durante a cirurgia
Embora a laparoscopia seja um procedimento ambulatorial relativamente seguro, existe risco de hemorragia descontrolada. Se isso acontecer, uma cirurgia maior pode ser necessária para deter o sangramento.
Local da incisão
Se a incisão estiver sangrando após a cirurgia, entre em contato com seu médico imediatamente. Algum fluido pode sair do local da incisão, mas não deve sangrar.
Sangramento vaginal
Algum sangramento, escape ou corrimento no pós-operatório é normal e pode continuar por várias semanas após a cirurgia. Caso o sangramento pareça muito pesado ou com coágulos, consulte o médico de imediato para se certificar de que tudo esteja cicatrizando adequadamente.
Últimas considerações
Se algo parecer fora do normal ou diferente do que foi dito pelo enfermeiro ou médico, é melhor ligar ou ir ao consultório para checar se tudo está normal. A laparoscopia pode atenuar muito os sintomas da endometriose e é um procedimento comum, mas devem ser tomadas precauções extras para garantir uma recuperação completa.