Como secar piso de MDF molhado

••• Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

A placa de madeira de densidade média, mais conhecida como MDF (do inglês Medium-Density Fiberboard), é um material produzido com fibras de madeira, curtas ou longas, misturadas à cera ou resina, que passam por um processo de calor e prensagem até ficarem secas, no formato de placa desejado. Os produtos em MDF são muito mais baratos que os de madeira natural, embora sejam mais pesados e não tão fortes na maioria dos casos, sendo muito suscetíveis a danos causados pela água. A MDF apenas seca completamente se passar muito tempo longe da exposição à água e geralmente acaba deformada mesmo em rápidos contatos com a água.

Passo 1

Use um esfregão seco e pedaços de um pano absorvente ou até mesmo folhas de papel toalha para retirar a água das placas o mais rápido possível. Quanto mais tempo a água ficar na placa, maiores serão os danos causados e, em alguns casos, ela pode começar a rachar se ficar molhada por um longo período. Tenha em mente que uma placa que tenha sido inteiramente molhada deformará, mesmo após a secagem.

Passo 2

Coloque ventiladores ao redor da área para movimentar o máximo possível de ar sobre as placas, o que ajudará na remoção da umidade.

Passo 3

Use uma pistola de calor (ou secador de cabelos, caso não tenha uma pistola de calor) para secar as placas mais rapidamente, passando uniformemente para frente e para trás sobre as placas molhadas. Mantenha um ritmo como se estivesse cortando grama, indo de frente para trás em direções alternadas de uma região para outra. Ao terminar toda a área, comece novamente. Você precisar secar as placas rapidamente, mas de maneira uniforme para que não fiquem ainda mais deformadas do que já ficarão.

Mais recentes

×