É seguro usar adaptadores de roda?

Os adaptadores de roda permitem que você use rodas feitas para outros veículos

Photo by Harrison B.

Os adaptadores de roda são usados para colocar rodas em um veículo em que elas normalmente não caberiam. Costumam ser feitos de alumínio ou aço, e estão disponíveis em uma vasta gama de tamanhos e tipos, de forma que podem fazer a maioria das rodas caber na maioria dos automóveis. Desde que a mudança não seja muito drástica, e os limites de peso e tamanho sejam respeitados, eles podem ser usados de forma segura.

O primeiro uso em grande escala de adaptadores de roda foi com o Volkswagen Fusca. A furação de seu cubo era muito larga, de forma que era praticamente impossível fazer rodas decorativas para ele. As pessoas começaram a fabricar adaptadores, para que fosse possível usar rodas feitas para veículos Chevrolet e Ford nele. Hoje em dia, é possível encontrá-los para as mais diversas aplicações.

Introdução

Tipos de adaptadores de rodas

O tipo mais comum de adaptador de roda é um disco plano e pesado de metal, geralmente feito de alumínio ou aço, com furos e prisioneiros pré-furados e instalados. Alguns deles são feitos para permitir a montagem de rodas de furação métrica em veículos padrão SAE, ou vice-versa. Eles também podem ser usados para mudanças mais drásticas, como montar rodas padrão SAE nos antigos Fuscas, que usam um padrão específico de parafusos. Alguns adaptadores apenas aumentam a distância entre o pneu e o cubo, para que se possa usar um modelo mais largo.

Como os adaptadores de roda funcionam

O propósito de um adaptador de roda é permitir que uma roda seja usada em um veículo em que ela não caberia. Eles possuem dois padrões de parafusos: um padrão em seus furos, que se encaixam no cubo do veículo, e o outro em seus parafusos, que se encaixam nas rodas novas. Os adaptadores também podem ser usados para afastar as rodas do veículo, para casos em que o padrão da roda for o mesmo, mas falta espaço para sua montagem. O adaptador é aparafusado no veículo, com parafusos especiais de furo cônico, e a roda é, então, aparafusada no adaptador, como se ele fosse o cubo.

Os adaptadores de roda sempre mudam a geometria das rodas. Devido à sua forma de instalação, eles deixam a pegada, ou posição, do veículo mais larga, mudando a geometria de alinhamento, e exigindo que as rodas dianteiras sejam alinhadas, para que o veículo possa ser conduzido e faça curvas adequadamente. Os veículos com tração dianteira também precisam de correção no alinhamento traseiro. Os adaptadores não devem ser usados para puxar carga, como em picapes. A distância extra entre a roda e seu rolamento cria uma alavanca que não existia antes, aumentando as chances de falha sob carga.

Avisos

Os adaptadores de roda são projetados primariamente para a instalação decorativa de rodas. Não foram feitos para cargas pesadas ou curvas vigorosas, e adaptadores de baixa qualidade podem se quebrar nessas condições. Os adaptadores universais devem ser evitados. Eles foram feitos para caber em vários carros, adaptando-os a um padrão comum, e possuem fendas, e não furos, e podem se desalinhar com a sujeira da estrada, buracos, ou outras intempéries. Caso esse desalinhamento ocorra em altas velocidades, o adaptador pode quebrar e causar um acidente.

eHow Brasil
×