Quais máquinas simples formam um carrinho de mão?
John Slater/Digital Vision/Getty Images
Os carrinhos de mão transportam mais mercadorias de um lado para outro usando menos força do que seria necessário para carregá-las com as próprias mãos. Com a ajuda de duas máquinas simples — a alavanca e a roda e o eixo —, as pessoas podem economizar tempo durante o processo de transporte.
Máquinas compostas
Os carrinhos de mão usam mais de uma máquina simples para reduzir o esforço necessário para fazer um trabalho, por isso são considerados máquinas compostas. Adicionar máquinas extremamente simples distribui o esforço e a força necessária para transportar algo, e permite que a ferramenta realize mais de uma tarefa. Nesse caso, o carrinho de mão pode sustentar cargas pesadas e deslocá-las de um local para outro.
Alavancas
Como uma alavanca, os carrinhos de mão levantam cargas pesadas, minimizando o esforço necessário para a realização do trabalho. As alavancas consistem em braços de resistência, braços de esforço e um ponto de apoio. Nas alavancas de classe 2, como o carrinho de mão, o braço de resistência está no meio, entre o ponto de apoio e o braço de esforço. Os braços de esforço do carrinho de mão são as alças que a pessoa usa para levantar a carga. O carrinho de mão e sua carga pesada são o braço de resistência que empurra para baixo. A roda é o ponto de apoio que permite que o utensílio se articule para cima e para baixo.
Roda e eixo
Os carrinhos de mão têm uma roda de suporte com um eixo cilíndrico menor no centro. A roda e o eixo ajudam o carrinho de mão a se movimentar sem atrito, facilitando o ato de empurrar e puxar. Tal como acontece com todos os conjuntos de roda e eixo, essas peças no carrinho de mão têm uma relação de tamanho que corresponde à quantidade de força aplicada ao eixo, e à distância que a roda cobre. Por exemplo, o raio da roda pode ser dez vezes maior do que o do eixo. Quando é aplicada uma força no eixo do carrinho de mão (empurrando a máquina), o eixo trabalha dez vezes mais, mas desloca um décimo de distância. Quando a roda gira, ela abrange dez vezes mais chão do que o eixo abrangeria, se ele se deslocasse no chão. No entanto, a roda requer apenas um décimo do esforço aplicado a ele.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Joan Whetzel has been writing professionally since 1998. She has written juvenile nonfiction, movie and television scripts and adult nonfiction. Her juvenile nonfiction has appeared in such magazines as "Tech Directions," "Connect" and "Class Act." She was part of the production team that produced the documentary "Fuel for Thought" on Houston PBS. She has also written articles for Katy Magazine Online.
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