É seguro beber em copos de cristal de chumbo?

O cristal de chumbo pode ser perigoso para sua saúde

Geralmente prefere-se o cristal de chumbo ao comum por suas propriedades decorativas, refletividade e claridade. No entanto, o chumbo contido neles pode ser liberado nas comidas e bebidas, o que é um risco para a saúde.

Identificação

O cristal de chumbo é diferente do comum, pois é criado substituindo o cálcio natural pelo metal. Hoje em dia, é usado o quartzo derretido e ao menos 24% de óxido de chumbo.

Advertência

O cristal libera chumbo na comida ou bebidas que entram em contato com ele. A quantidade liberada depende da porcentagem presente no cristal e o tipo de alimento. Se alimentos ou bebidas forem armazenados em cristal de chumbo por muito tempo, uma quantidade significativa do metal passará para eles.

Características

O cristal de chumbo é particularmente perigoso se for usado para armazenagem a longo prazo. Um decantador feito dele duplicará o chumbo presente em vinho branco em uma hora e o triplicará após quatro. As bebidas alcoólicas, como o conhaque, armazenadas por anos possuirão níveis perigosos de toxicidade.

Prevenção e solução

Reduza a exposição ao chumbo do cristal usando-o apenas para servir comida e não para armazená-la. Coloque pratos, copos e taças em vinagre por 24 horas e enxágue bem antes de usar. Lave-os com uma sabão suave e não com detergente; caso contrário, danificará a superfície, o que liberará mais chumbo. Não use o material para servir comidas ou bebidas azedas, como picles ou sucos de frutas, e não permita que crianças ou mulheres grávidas bebam desses copos.

Envenenamento por chumbo

Um médico pode medir o chumbo no seu corpo através de um exame de sangue. O envenenamento por chumbo geralmente não possui sintomas, mas pode haver fraqueza, fadiga, enjoo, cólicas, vômitos e dores de cabeça. A exposição prolongada pode causar problemas significativos ao cérebro e ao sistema nervoso.

Opinião de um especialista

A cristaleria em geral, não só o cristal de chumbo, pode ter metais presentes nos esmaltes, acabamentos ou revestimentos, especialmente nas bordas.

eHow Brasil
×