×
Loading ...

Como saber o sexo de um filhote de pato

A sexagem em patos é importante aos fazendeiros e criadores, seja para a criação para alimentação, seja como animais domésticos. Os patos que são criados para a gastronomia devem ser sexados, para que os fazendeiros saibam quais produzirão ovos e filhotes. Já para aqueles considerados como bichos de estimação serve para que os machos e as fêmeas sejam mantidos separados, prevenindo acidentes. Para os criadores, a sexagem é de suma importância, já que saber o sexo ajuda na decisão de quais patos podem ser mantidos juntos e quais separados.

Saiba identificar o sexo de um pato (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Sexagem através da observação

Os patos mais jovens têm a mesma aparência, mas com cerca de dois meses e meio, os filhotes começam a grasnar. As fêmeas grasnam muito alto, enquanto os machos possuem um grasnado quieto, quase sussurrado. Olhe para as penas. Quando as penas adultas começam a crescer, os machos e fêmeas possuem cores diferentes. Tais diferenças são óbvias, como as cabeças verdes dos patos selvagens ou algo um pouco mais sutil. Observe as penas na cabeça. Os machos, normalmente, possuem essa região mais escura.

Loading...

Sexagem por abertura

A sexagem por abertura significa a observação dos órgãos sexuais dos patos. Quando fizer isso, sempre peça ajuda para um criador profissional, para evitar ferir o animal. Pegue o pato e, gentilmente, vire-o para que a cabeça fique apoiada no seu pulso e suas patas fiquem para cima. Procure por uma pequena inclinação nas penas perto do rabo. Essa é a abertura onde fica o órgão sexual. Na mão livre, use seu dedo indicador e o do meio e, muito delicadamente, abra-a. Os machos terão um pequeno pênis que pode levar alguns momentos para aparecer. As fêmeas têm genitais planos e em formato cônico.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...