Como saber quando o guppy está prestes a dar à luz?
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Embora seja útil saber o momento exato que a guppy fêmea concebeu a ninhada, isso nem sempre é possível. O período médio de gestação para essa espécie é de 28 dias, mas isso pode variar entre eles e de ninhada para ninhada da mesma espécie, dessa forma, o nascimento pode ocorrer a qualquer momento entre 21 e 40 dias. É mais prático observar o peixe em busca de sinais de que o parto está próximo.
Step 1
Olhe a guppy grávida todos os dias e observe-a por alguns instantes. Olhe para a barriga do peixe. Esta estará larga e bem redonda, e se apresentará bulbosa de acordo com o progresso da gravidez e a aproximação do parto.
Step 2
Observe a barriga de perto e de todos os ângulos possíveis. Procure por um ponto preto largo que se desenvolverá na parte posterior do abdômen quando o nascimento estiver próximo. Essa área preta é chamada de ponto gravídico. Você deverá ver a silhueta de alguns dos corpos da prole no interior do abdômen distendido.
Step 3
Preste atenção nos padrões comportamentais da guppy. Quando o abdômen pesado ganhar uma aparência um tanto quanto rígida, ela ficará parada por um tempo. Observe o ponto gravídico de perto e você o verá dilatar momentos antes dela começar a dar à luz.
Referências
Dica
- Mova a guppy grávida para um aquário próprio, com capacidade de nove a 18 litros, equipado com um filtro de canto que esteja funcionando, pelo menos alguns dias antes do parto. Ela vai sofrer menos estresse em uma área livre. Essa guppy deve ser mantida sozinha, já que outros peixes se alimentariam da prole assim que ela nascesse. Se você não tem certeza do dia do nascimento, separe-a do resto dos peixes assim que ela aparentar estar bem pesada.
- Coloque plantas vivas ou de plástico que boiem no aquário da guppy grávida. As plantas devem formar um tapete grosso na superfície. Assim que ela der à luz, os filhotes descerão para o fundo do aquário. Dentro de alguns momentos, a prole irá nadar em direção a superfície onde eles podem se esconder nas plantas. Muitas mães guppies são canibais e comerão a própria prole avidamente.
- Instale uma rede reprodutora no aquário caso não seja possível relocar a guppy grávida. Coloque plantas que boiem na superfície dentro dos limites da rede reprodutora.
Sobre o Autor
A full-time writer since 2007, Axl J. Amistaadt is a DMS 2013 Outstanding Contributor Award recipient. He publishes online articles with major focus on pets, wildlife, gardening and fitness. He also covers parenting, juvenile science experiments, cooking and alternative/home remedies. Amistaadt has written book reviews for Work At Home Truth.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images