Como saber quando o guppy está prestes a dar à luz?

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Embora seja útil saber o momento exato que a guppy fêmea concebeu a ninhada, isso nem sempre é possível. O período médio de gestação para essa espécie é de 28 dias, mas isso pode variar entre eles e de ninhada para ninhada da mesma espécie, dessa forma, o nascimento pode ocorrer a qualquer momento entre 21 e 40 dias. É mais prático observar o peixe em busca de sinais de que o parto está próximo.

Passo 1

Olhe a guppy grávida todos os dias e observe-a por alguns instantes. Olhe para a barriga do peixe. Esta estará larga e bem redonda, e se apresentará bulbosa de acordo com o progresso da gravidez e a aproximação do parto.

Passo 2

Observe a barriga de perto e de todos os ângulos possíveis. Procure por um ponto preto largo que se desenvolverá na parte posterior do abdômen quando o nascimento estiver próximo. Essa área preta é chamada de ponto gravídico. Você deverá ver a silhueta de alguns dos corpos da prole no interior do abdômen distendido.

Passo 3

Preste atenção nos padrões comportamentais da guppy. Quando o abdômen pesado ganhar uma aparência um tanto quanto rígida, ela ficará parada por um tempo. Observe o ponto gravídico de perto e você o verá dilatar momentos antes dela começar a dar à luz.

Mais recentes

×