×
Loading ...

O que significa uma baixa contagem de plaquetas em gatos

As plaquetas são células na corrente sanguínea de seu gato que ajudam a coagular o sangue ou parar sangramentos. Quando o animal tem uma baixa contagem de plaquetas, uma condição também chamada de trombocitopenia, ele corre o risco de desenvolver sintomas e complicações, a menos que seja tratado.

Uma baixa contagem de plaquetas põe o animal em risco de desenvolver complicações de saúde (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Identificação

Os níveis de plaquetas de menos de 40.000 por microlitro de sangue indicam uma séria baixa, o que representa um alto risco ao gato, segundo o site PetPlace.com.

Loading...

Tipos de sintomas

Os sintomas de baixo nível de plaquetas em um gato incluem pequenos pontos vermelhos na parte branca dos olhos, na gengiva ou na pele, hematomas, sangramentos nasais ou sangue na urina ou nas fezes.

Riscos

Os maiores riscos associados à baixa contagem de plaquetas em gatos são hemorragias repentinas e sangramento incontrolável após uma lesão.

Diagnóstico

Para diagnosticar a causa do baixo nível de plaquetas em seu gato, o veterinário provavelmente coletará sangue, realizará um exame de urina, tirará um raio-X do abdômen e do peito e realizará um exame de medula óssea.

Tratamento

Quando a causa da baixa contagem de plaquetas é a destruição das células pelo sistema imunológico, o veterinário pode prescrever um corticosteroide para suprimir o seu funcionamento. Se a causa for uma infecção bacteriana, como febre maculosa, o tratamento será feito com antibióticos. Transfusões de sangue são outra opção de tratamento para essa condição, segundo o site PetPlace.com.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...