×
Loading ...

Similaridades entre a estrutura das mitocôndrias e dos cloroplastos

As mitocôndrias e os cloroplastos são organelas encontradas em organismos eucarióticos (por exemplo, os organismos com um núcleo). Apesar de terem funções muito diferentes (as mitocôndrias produzem principalmente energia para a célula, e os cloroplastos estão envolvidos na fotossíntese), há uma semelhança na estrutura dessas duas organelas, o que pode ser explicado por meio de um processo conhecido como endossimbiose.

As mitocôndrias e os cloroplastos são organelas celulares (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Mitocôndrias

O objetivo principal da mitocôndria em um organismo eucarionte é fornecer energia para o resto da célula. Nas mitocôndrias, as moléculas de adenosina trifosfato (ATP) são produzidas e armazenadas. A ATP é o resultado da respiração celular e requer uma fonte de alimento (produzida através da fotossíntese em organismos autotróficos ou ingeridos exteriormente em heterotróficos) para ser feita. A quantidade de mitocôndrias varia nas células; a célula animal comum tem mais de 1000 delas.

Loading...

Cloroplastos

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos em organismos autotróficos, como as plantas. Dentro do cloroplasto está a clorofila, que capta a luz solar. Em seguida, com uma combinação de água e dióxido de carbono, a luz é convertida em glicose, que é então utilizada pelas mitocôndrias para fazer moléculas de ATP (a ATP também é produzida durante a fotossíntese dentro do cloroplasto). A clorofila no cloroplasto é o que dá às plantas a cor verde.

Similaridades

A semelhança mais óbvia entre as mitocôndrias e os cloroplastos é que eles estão envolvidos na alimentação da célula, pois ambos produzem e armazenam alguma forma de energia. Outra semelhança é que ambos contêm uma certa quantidade de DNA (apesar de a maior parte do DNA ser encontrada no núcleo da célula). Mais importante, o DNA das mitocôndrias e dos cloroplastos não é o mesmo que o do núcleo e ele tem formato circular, que é a forma do DNA em procariontes (organismos unicelulares sem núcleo). O DNA do núcleo de uma célula eucariótica é espiral sob a forma de um cromossomo.

Endossimbiose

A similaridade entre as estruturas do DNA em mitocôndrias e cloroplastos é explicada pela teoria da endossimbiose, que foi originalmente proposta por Lynn Margulis, em 1970, em sua obra "The Origin of Eukaryotic Cells" (A origem das células eucarióticas, em tradução livre). Segundo a teoria de Margulis, a célula eucariótica veio da junção de procariontes simbióticos; efetivamente, as células procariotas se uniram e eventualmente evoluíram para uma só célula. Essa teoria explica por que as mitocôndrias e os cloroplastos ainda têm o seu próprio DNA independente, porque eles são restos do que costumava ser organismos individuais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...