×
Loading ...

Sinais de derrame em um hamster

Assim como todos os seres vivos, os hamsters podem apresentar uma série de doenças conforme envelhecem. Embora os derrames não sejam comuns, eles podem ocorrer entre a comunidade desses roedores, principalmente durante a noite, quando o hamster está bastante ativo. Alguns desses animais podem se recuperar rapidamente e sozinhos, mas outros podem precisar da assistência de seus donos por várias semanas.

Um hamster que teve um derrame pode ter paralisia temporária (hamster image by Vasiliy Koval from Fotolia.com)

Inclinação de cabeça

Um dos sintomas mais comuns, apresentado por roedores que tiveram derrame, é a inclinação da cabeça. Não devendo ser confundida com uma infecção de ouvido, essa inclinação normalmente é um efeito colateral permanente do derrame. Os hamsters podem sobreviver com esse sintoma desde que alterações físicas e comportamentais mais severas não estejam presentes.

Loading...

Correndo em círculos

O dano neurológico que acompanha um derrame pode causar confusão mental e perda de equilíbrio no hamster. Os roedores que tiveram um acidente vascular normalmente são vistos andando ou correndo em círculos e, em casos mais extremos, caindo repetidamente. Remover itens comuns, como rodas de exercícios e brinquedos de madeira, do habitat do animalzinho ajudará a evitar mais lesões.

Paralisia

Similares aos casos de derrames em humanos, os hamsters podem apresentar paralisia depois de um acidente vascular. Apenas o tempo dirá se essa sequela será permanente ou não, e pode-se levar várias semanas até que o hamster se levante e se locomova independentemente. Até lá, talvez seja necessário que o dono alimente e dê água ao bichinho manualmente, para que ele não fique subnutrido ou desidratado.

Sinais de advertência

Antes do derrame em si, o hamster pode exibir exaustão repentina e extrema, potencialmente entrando em colapso depois de alguma atividade. O hamster também pode ficar muito parado e parecer estar em transe, olhando à distância e não respondendo aos estímulos ao seu redor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...