Por que o meu cachorro está tremendo e vomitando?

••• dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

O vômito em cachorros é relativamente comum e pode ter diferentes causas. Algumas bem fáceis de solucionar. Entretanto, o vômito também pode ser um sintoma de uma doença mais séria e que necessita de cuidados veterinários. Por sua vez, os tremores em cachorros podem ser causados por frio, medo, fome ou dor. O desconforto causado pelo vômito também pode causar tremores em seu cachorro.

Irritação

Hund_mit_Müll image by Markus Gärtner from Fotolia.com

A maioria dos casos de vômito é causado por uma irritação do aparelho digestivo. Os maus hábitos alimentares do cão são a principal causa para esses eventos. Comida em excesso ou a ingestão de objetos não digeríveis irá causar vômito nos cachorros. Mesmo pequenos objetos podem causar obstrução e gerar vômito. Um corpo estranho preso no intestino do cão em geral requer uma intervenção cirúrgica para ser retirado. Se o problema for o excesso de alimentação, ofereça ao seu cão quantidades menores de ração em várias refeições ao longo do dia. Mantenha o lixo fora do alcance de seu animal. Filhotes e animais habituados a mastigarem objetos devem ser vigiados, ou deixados em um canil quando estiverem sozinhos.

Doença

O vômito é um sintoma comum em muitas doenças. Úlceras no estômago e intestino é um tipo. Normalmente haverá sangue entre o vômito e isso é um sinal de alerta. Algumas infecções, parasitas, problemas no fígado e nos rins, além de diabetes podem ser possíveis causas de vômito em um cachorro. A presença de tumores gastrointestinais é outra doença que pode causar vômito. As doenças de Cushing e de Addison também têm o vômito entre os seus sintomas. Devido ao grande número de doenças com o mesmo sintoma, só um veterinário pode realizar um diagnóstico confiável.

Torção gástrica

Surprised merle great dane puppy staring at the camera image by velora from Fotolia.com

A possibilidade de torção gástrica deve receber atenção especial. Ela ocorre subitamente, e se o cão não for tratado corretamente pode morrer. Ela normalmente ocorre em cachorros grandes após comerem uma refeição farta. O estômago ficará rígido e pode torcer em torno de seu eixo bloqueando a circulação para o intestino. Os sintomas incluem vômito e ânsia de vômito seca no animal. O cachorro apresentará sinais de desconforto, cansaço, fraqueza e inquietação. A barriga do cão aumentará de tamanho e se tornará muito firme. A cirurgia imediata, caso seja confirmado o diagnósticos, é a única forma de salvar a vida do cão.

Em casa

Se não houver nenhum outro sintoma associado ao vômito, e o cachorro estava anteriormente saudável, o tratamento pode ser iniciado em casa. Comece deixando o cachorro em jejum de comida e água por 12 horas. Se o vômito parar, inicie a alimentação do cachorro oferecendo cubos de gelo e pequenas quantidades de água. Faça isso por algumas horas. Se o cachorro continuar sem vomitar, dê a ele uma pequena refeição. Você pode comprar a comida do cachorro ou preparar um bife, cozinhar frango e servir com arroz branco para o cão.

Tratamento

O vômito pode causar desidratação e perda de eletrólitos. Filhotes, cachorros idosos e animais com doenças pré-existentes não suportam esse tipo de dano. Nesses casos, o veterinário deve ser consultado imediatamente. Nos casos em que houver fraqueza, letargia ou diarreia associadas ao vômito, o veterinário também deve ser chamado. Caso o vômito não pare após a suspensão da água e da comida, ou o cachorro volte a vomitar quando se alimentar de novo, leve o animal imediatamente ao veterinário.

Mais recentes

×