Sintomas de derrame em coelhos
Tentar descobrir qual o problema com o seu animal de estimação favorito pode ser um pouco desafiador, principalmente se for um coelho e você estiver imaginando o pior. Mas não se preocupe, pois os sintomas de derrame em coelhos são fáceis de diagnosticar.
Inclinação da cabeça
O sinal mais perceptível de derrame em coelhos é a inclinação da cabeça. Isso é fácil de perceber pois a cabeça do animal fica caída para o lado por cima dos ombros. Embora o sintoma possa ser menos pronunciado conforme os anos passam, se o seu coelho teve um derrame, há chances de que ele tenha uma leve inclinação da cabeça pelo resto da vida.
Babar
Por conta da falta de coordenação muscular e alguma inclinação no rosto, os coelhos que têm derrames geralmente babam.
Olhos
Um coelho que teve um derrame pode ter problemas em focar um ou ambos os olhos para olhar para você. Os problemas musculares nos olhos impedem que os animais vítimas de derrame sejam capazes de controlar o movimento ocular.
Movimento
Se o seu coelho teve um derrame, ele pode não se mover normalmente, favorecendo um lado do corpo mais do que o outro. Os coelhos que tiveram derrames geralmente têm um lado do corpo que funciona melhor que o outro. Por isso, seu coelho pode até se mover em círculos depois de um derrame.
Paralisia
Como nos humanos, o derrame em coelhos pode resultar em paralisia. Geralmente, apenas um lado do corpo ficará paralisado, e esse sintoma é inicialmente mais notável na área do focinho do coelho, pois essa região do corpo normalmente mostra os sinais mais óbvios, como a falta de movimento muscular facial.
Sobre o Autor
Sienna Condy began writing professionally in 2001 while attending the University of Cincinnati, and she's been at it ever since. Since graduating, she's written everything from marketing materials to articles on removing stains. Today, she enjoys writing about weddings, legal issues, science, health and parenting.