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Sinais e sintomas de uma alavanca de câmbio ruim

A alavanca de câmbio comanda desde a mudança de velocidade até a conexão da transmissão. Não importa se o veículo tem transmissão manual ou automática, pois ambas possuem alavancas de câmbio. Como a transmissão manual é composta de mais partes, a maioria dos problemas ocorre nela. As falhas na alavanca de câmbio afetam a transmissão, conexão e embreagem. Há vários sinais e sintomas que apontam para uma alavanca de câmbio estragada.

A alavanca de câmbio é encontrada tanto em transmissões automáticas como em manuais (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Execução de mudança de marcha

A execução excessiva de mudança de marcha é um bom indicativo de que a alavanca de câmbio está estragando. Quando a alavanca estiver frouxa, a mudança parecerá fraca ou ocorrerá com atraso. A alavanca de câmbio provavelmente estará estendida, a conexão solta ou o cabo não ajustado da maneira correta. Uma alavanca de câmbio solta ou gasta em um carro de transmissão automática é visível quando você muda a velocidade de park (estacionar) para drive (dirigir). A marca da engrenagem mostra que a transmissão está em uma das outras marchas, como em primeira, quando na verdade está em drive (dirigir).

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O carro não dá partida

O carro não dará partida se não estiver em neutral (neutro) ou park (estacionar) em uma transmissão automática. A alavanca de câmbio não está engrenando a conexão em razão de estar quebrada, gasta, em razão de danos na bucha do câmbio, de seu ajuste ou o câmbio está muito rígido. Após mexer na engrenagem, você geralmente conseguirá fazer o veículo dar partida, mas uma alavanca de câmbio quebrada não permitirá a mudança de marchas e o veículo permanecerá na marcha que ele estava antes do câmbio quebrar.

Mudança de marcha livre

Alguma pressão é sentida quando se muda a marcha. Se você não senti-la e a mudança for livre ou mais leve, a alavanca de câmbio está estragada. É possível que ela tenha caído ou quebrado e precisa ser substituída ou recolocada.

Mudança de marcha dura

A mudança de marcha fica dura quando a alavanca de câmbio está estragando ou requerendo reparos. É comum o acúmulo de restos da estrada na alavanca de câmbio, fazendo com que ela se torne rígida. Uma alavanca de câmbio dura pode evitar que o operador mude as marchas, especialmente para ré, ou faz com que ele use mais força para mudar de uma marcha para a outra.

Carro parado

O carro parará se a alavanca de câmbio estiver estragando. Uma vez que você soltar a embreagem em uma transmissão manual, o veículo pulará e parará se a alavanca de câmbio não engatar a próxima marcha. Um sintoma como esse também ocorrerá se você não acelerar após soltar a embreagem, mas condutores com experiência em carros manuais reconhecerão que existe outro problema que não está associado com sua habilidade de direção.

Barulho

Durante a mudança de marcha, você pode ouvir um barulho vibrante ou de trituração em razão da conexão não estar engrenando a transmissão de maneira apropriada. Isso ocorre quando a alavanca de câmbio está solta, gasta, esticada ou a bucha do câmbio está danificada. O veículo também mostrará esse sintoma se o câmbio não estiver ajustado corretamente.

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Referências

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