Tratamento da síndrome do seio do tarso

Procure um médico se começar a sentir uma dor crônica no tornozelo

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Síndrome do seio do tarso, conhecida como SST, é uma condição dolorosa envolvendo o canal ósseo do seio do tarso, localizado entre o tornozelo e o calcanhar. Esta condição normalmente ocorre depois de uma torção ou pronação do pé, que é uma rotação do pé para dentro por um tempo. Existem tratamentos disponíveis para aliviar a dor.

Sintomas

Sintomas da síndrome do seio do tarso incluem dor e sensibilidade no pequeno pedaço de osso saindo do tornozelo. Outros sintomas podem incluir inchaço na área do tornozelo, dificuldade em andar em superfícies irregulares como grama ou cascalho e dor intensa depois de exercícios.

Diagnóstico

Pode-se tirar raios-x, mas não se pode confirmar um diagnóstico para SST. Uma imagem de difusão por ressonância magnética pode mostrar a área do tornozelo e revelar o dano ao seio do tarso e lesão no tecido.

Tratamentos

Tratamentos começam com a interrupção de atividades físicas. Gelo pode ser aplicado na área inchada por 5 a 10 minutos diversas vezes ao longo do dia para reduzir a inflamação. Remédios anti-inflamatórios como aspirina ou ibuprofeno podem ser recomendados. Eletroterapia usando ultrassom pode reduzir a dor e a inflamação também. Conforme a condição for sendo curada, deve-se introduzir alguns exercícios para endireitar os músculos e prover apoio ao osso do seio do tarso. Sapatos corretivos podem ser necessários enquanto a pronação estiver causando a SST.

Outros tratamentos

Quando os esforços falham em trazer algum alívio, outros tratamentos podem ser oferecidos. Injeções de corticoesteroides na região do tornozelo podem prover um alívio rápido da dor e da inflamação. Palmilhas específicas para seu pé podem ajudar com a pronação. A cirurgia é o último recurso e é um tratamento raro para STT, mas pode ser feita se realmente necessária. Cirurgia é feita com uma incisão ou por uma cirurgia "fechada" com uma artroscopia para reparar o dano do osso do seio do tarso e tecido circundante.

Soluções

A síndrome do seio do tarso é um distúrbio doloroso que ocorre quando há uma torção do pé e do tornozelo. A pronação pode ser corrigida através de exercícios, sapatos corretivos e palmilhas especiais. Ao correr ou fazer caminhada, use uma superfície regular, caso contrário poderá causar mais lesão ao seu tornozelo. Procure um médico se seu tornozelo começar a doer intensa ou cronicamente.

eHow Brasil
×