Você pode pegar sinusite de alguém?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A infecção sinusal ou sinusite, afeta milhões de pessoas por ano nos Estados Unidos. Ela pode ser o resultado de alergias, de um resfriado comum ou de um sistema imunológico enfraquecido. De acordo com o Sinus Infection Care Center, infecções sinusais não são consideradas contagiosas. A infecção é normalmente o resultado de outras condições no corpo. Se ela for o resultado de uma constipação comum, a gripe pode ser contagiosa, mas não a sinusite.

Fatos

Comstock Images/Comstock/Getty Images

A sinusite não é causada por um vírus ou bactéria como outras infecções, por isso ela não se espalha. Na verdade, é causada ​​pelo excesso de muco ou irritação e inchaço da cavidade nasal. Quando a cavidade nasal incha e produz muito muco, uma infecção acabará surgindo se os cuidados não forem tomados.

Considerações

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Uma vez que a sinusite em si não é contagiosa, se ela for o resultado de um resfriado comum ou de uma gripe, o vírus da gripe ou resfriado pode ser contagioso. Recomenda-se que durante uma crise de sinusite, a pessoa deve lavar as mãos cuidadosamente e evitar locais públicos. Estas precauções ajudarão a evitar qualquer contaminação se a infecção foi o resultado de um vírus ou bactéria.

Prevenção

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A fim de evitar uma infecção sinusal é recomendável tomar um descongestionante ao primeiro sinal de congestão nasal. Durante uma época de gripes e resfriados, evite lugares públicos, lave as mãos com frequência e descanse bastante. Beber pelo menos seis copos de 235 ml de água por dia também ajuda a prevenir que uma sinusite apareça.

Identificação

Pixland/Pixland/Getty Images

A maneira mais eficaz de identificar uma sinusite é a congestão nasal excessiva acompanhada de excreção nasal amarelada e espessa e de febre. A sinusite pode durar uma semana e pode ser curada naturalmente pelo sistema imunológico do corpo, mas pode ser necessário a intervenção de antibióticos para erradicá-la completamente do organismo. Se você reconhecer esses sinais em si mesmo ou em outra pessoa, evite o contato com outros indivíduos até que a infecção desapareça completamente ou depois de estar tomando antibióticos por pelo menos três dias.

Tipos

Pixland/Pixland/Getty Images

A sinusite que é causada por alergia não é de forma alguma contagiosa. A causada por um resfriado comum não é contagiosa, mas o resfriado pode ser. A sinusite causada por condições de umidade e tempo não é contagiosa e você pode se sentir livre para estar em lugares públicos e interagir com as pessoas. Algumas pessoas sofrem de infecções crônicas das cavidades nasais devido a um mau funcionamento da cavidade sinusal e de sua capacidade de se auto-regular adequadamente, esta condição também não é contagiosa.

Mais recentes

×