Sobre buraquinhos nos seios
Os seios não são estáticos. Eles mudam durante o ciclo de uma mulher, às vezes tornando-se irregulares, doloridos ou inchados.
Mudanças que não vão embora, no entanto, devem ser relatadas a um médico. Isso inclui buraquinhos nos seios, os quais podem ser benignos ou indicar um problema.
Identificação
Buraquinhos nos seios podem aparecer em várias formas diferentes. Por exemplo, pode-se vê-lo somente em determinadas posições, como quando os braços estão levantados.
Pode haver um único buraquinho ou uma ruguinha na pele do seio, ou pode haver muitas depressões, como na pele de uma laranja. Neste caso, a pele é conhecida como “casca de laranja” (ou "peau d'orange").
As ondulações podem não machucar ou ser acompanhadas por outros sintomas, tais como sensibilidade mamária ou protuberâncias.
Significado
Buraquinhos nos seios podem ser sintomas de câncer, então sempre que se perceber um, deve haver investigação médica. A ondulação pode indicar um acúmulo de líquido no tecido por causa de um sistema linfático bloqueado na mama. Além disso, pode indicar que há um profundo tumor que está puxando os tecidos e ligamentos em torno dele, fazendo com que a pele se enrugue.
Buraquinhos nos seios acompanhados de outros sintomas, tais como mudanças no tamanho da mama, visibilidade das veias, protuberâncias ou secreção mamilar devem ser analisados imediatamente. Algumas mudanças são normais durante a menstruação, mas se estes sintomas não desaparecem ou forem dolorosos, consulte seu médico.
Para algumas mulheres, as ondulações não tem nenhum significado, mas um médico ainda deve ser visitado para descartar o câncer.
Causas
Existem muitas possíveis causas de ondulações, incluindo câncer de mama e abscessos.
Em mulheres que amamentam, um ducto de leite bloqueado ou infeccionado, além de mastite, pode causar depressões. A mastite muitas vezes necessita de tratamento com antibióticos, então visite um médico. A doença fibrocística da mama, uma condição benigna que causa seios irregulares e dolorosos, às vezes também podem causar uma aparência com buraquinhos. Pelo menos 60% das mulheres possuem seios fibrocísticos.
Uma cicatriz proveniente de uma cirurgia na mama também pode causar ondulações nos seios.
Concepções erradas
Muitas mulheres temem que ter um buraquinho no seio automaticamente signifique câncer. Embora isso às vezes seja verdade e digno de investigação, muitas vezes o diagnóstico de câncer não é o caso.
Os seios são uma coleção de tecido adiposo, de ligamentos e de ductos de leite que mudam ao longo do tempo e devido à gravidez e a hormônios. Embora as ondulações devam sempre ser levadas à atenção de um médico em tempo hábil, as mulheres devem tentar não perder o sono por isso.
Tratamento
O médico irá examinar as mamas e determinar se uma avaliação mais aprofundada, como uma biópsia ou mamografia, é necessária.
Se houver um cisto líquido perto da ondulação, o médico pode inserir uma agulha em seu interior. Cistos fibrocísticos geralmente desinflamam e vão embora. Porém, se o cisto não desinflamar, os médicos geralmente solicitam biópsia.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Margaret Dilloway's debut novel, "How to be an American Housewife," is out now and her second, "The Care and Handling of Roses with Thorns," will be published in August 2012. She has been a writer for more than 10 years and has written for publications such as "San Diego Family Magazine" and the Huffington Post. Dilloway holds a B.A. from Scripps College.