Melanocitoma benigno em cães
labrador image by Viacheslav Anyakin from Fotolia.com
Os cães podem desenvolver lesões cutâneas conhecidas como melanocitoma benigno. Isso é mais comum em cães, cavalos e porcos. O termo melanocitoma benigno refere-se a lesões que não são malignas (cancerosas). Uma vez que pode ser difícil para o proprietário de animais determinar se a lesão é benigna ou maligna, é importante consultar o seu veterinário para diagnóstico e plano de tratamento de eventuais lesões ou tumores em seu cão.
Identificação
O melanocitoma benigna é uma lesão de pele que ocorre mais comumente na cabeça e patas dianteiras de cães. Esse tipo de tumor surge a partir de células epiteliais da camada basal da pele que produzem pigmento. Quando encontrado na pele, a maioria dos melanomas é benigna. Essa condição é mais comum em cães na meia idade ou mais velhos, e é mais comum em machos do que em fêmeas.
Sintomas
O melanocitoma benigno pode ocorrer em qualquer lugar da pele de um cão. Esta lesão pode ser escura com pigmento ou pode ser de cor clara. A maioria provoca lesões pequenas, bem definidas e escurecidas. Geralmente, não há sintomas associados ao melanocitoma benigno. A maioria das lesões que surgem em uma área coberta de pelos em cães é desse tipo. Os melanomas malignos são normalmente encontrados na boca ou nos dedos e podem fazer com que o cão não se sinta bem com o passar do tempo.
Causas
Segundo o manual veterinário "The Merck", algumas raças de cães podem ter um risco aumentado de desenvolver melanocitomas benignos. Elas podem incluir schnauzers miniatura, schnauzers padrão, doberman pinchers, golden retrievers, setters irlandeses e vizslas. A causa exata é desconhecida.
Diagnóstico
Para diagnosticar um melanocitoma benigno em seu cão, o veterinário realizará um exame físico e verá o histórico médico do animal. Testes de diagnóstico de rotina, como uma CSC (contagem de sangue completa) e uma análise de urina, podem ser realizados também. Uma biópsia da lesão pode ser feita para determinar se é maligna ou benigna. A biópsia é um procedimento que envolve a coleta de uma amostra de células do tumor ou lesão e para examinar sob um microscópio. O veterinário pode determinar a partir dos tipos de células presentes se a lesão é benigna ou se é um melanoma maligno.
Tratamento
Os melanocitomas benignos podem aparecer como um único tumor ou como múltiplos na pele do cão. Os cães que têm um risco aumentado de desenvolvê-los, como schnauzers, são mais propensos a terem vários tumores. De acordo com o manual veterinário "The Merck", os melanocitomas benignos são curáveis se forem completamente removidos.
Referências
Sobre o Autor
Tracy Hodge has been a professional writer since 2007. She currently writes content for various websites, specializing in health and fitness. Hodge also does ghostwriting projects for books, as well as poetry pieces. She has studied nutrition extensively, especially bodybuilding diets and nutritional supplements.
Créditos Fotográficos
labrador image by Viacheslav Anyakin from Fotolia.com