Creme de testosterona e crescimento da barba

Homem com barba

A testosterona é o hormônio responsável pelo crescimento normal dos órgãos sexuais masculinos e pela continuidade das características sexuais secundárias. Baixos níveis de testosterona em homens podem levar à disfunção sexual, infertilidade, perda de pelos no corpo e osteoporose. Os médicos podem prescrever cremes de uso tópico de testosterona e gel para suplementar a produção corporal deste hormônio.

Crescimento normal da barba

O crescimento normal da barba é determinado pelo hormônio testosterona

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

O crescimento normal da barba é determinado pelo hormônio testosterona secretado pelos testículos e pela disposição genética. Por exemplo, em alguns grupos étnicos, como o grupo dos índios americanos, os homens não têm barba. Além disto, independentemente de sua etnia, se o seu pai e o seu avô tinham poucos pelos no rosto, são grandes as chances de que você não tenha uma barba farta. O crescimento dos pelos faciais é acionado durante a puberdade, embora em alguns homens isto só ocorra após eles terem entrado na faixa dos 20 anos de idade.

Creme de testosterona

O uso dos cremes de testosterona por atletas é proibido por lei

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Cremes à base de testosterona não são prescritos com frequência para o crescimento da barba. Seu uso visa aumentar os níveis deste hormônio para diminuir a disfunção sexual, a osteoporose e o diabetes tipo dois. Cremes de testosterona são considerados esteroides anabólicos e seu uso por atletas leva a um aumento da massa muscular e resistência, sendo este proibido por lei.

Efeitos colaterais

Os cremes de testosterona às vezes são usados por mulheres fisioculturistas para estimular a definição muscular

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um dos possíveis efeitos colaterais da terapia com creme de testosterona para alguns homens é o estímulo do crescimento da barba. O creme não leva a um crescimento exagerado da barba e espessamento dos fios, mas tende a aumentar consideravelmente este crescimento. Os cremes de testosterona às vezes são usados por mulheres fisioculturistas para estimular a definição muscular e podem ter como efeito colateral o aumento de pelos faciais.

Disponibilidade

Cremes de testosterona natural e suplementos estão disponíveis na maioria das lojas de produtos para a saúde

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Cremes de testosterona sintética são disponíveis apenas com receita médica. Entretanto, existem vários cremes de testosterona natural e suplementos disponíveis na maioria das lojas de produtos para saúde. Estes suplementos contêm principalmente ingredientes fitoterápicos semelhantes à testosterona natural produzida pelo corpo humano. Da mesma forma que a testosterona sintética, os suplementos à base de testosterona natural podem ter como efeito o aumento do crescimento da barba e de pelos corporais, tanto em homens quanto em mulheres.

Precauções

O uso de qualquer tipo de suplemento de testosterona deve ser discutido com seu médico

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O uso de qualquer tipo de suplemento de testosterona deve ser discutido com seu médico. O uso do creme de testosterona por uma mulher grávida pode causar defeitos de nascença no feto. A maioria dos suplementos de testosterona natural será detectado em testes antidoping. Cremes de testosterona nunca devem ser usados por homens nos quais tumores de mama ou próstata foram detectados, uma vez que seu uso aumenta a velocidade de crescimento destes tipos de tumores.

eHow Brasil
×