Sobre esponjas tipo asconoide, siconoide e leuconoide

As esponjas criam uma casa para pequenos animais marinhos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os cientistas conhecem cerca de 5000 espécies de esponjas com apenas 150 delas vivendo em água doce. As esponjas pertencem ao filo porifera. Elas podem ser melhor descritas como organismos simples que consistem em uma combinação de células. Asconoide, siconoide e leuconoide são três tipos de corpos de esponjas, cada um com suas características.

Informações básicas

Uma esponja é formada por três camadas de células; a camada do meio forma a estrutura esquelética da esponja. A camada externa serve como a epiderme do organismo, enquanto a camada interna possui as células que empurram a água pelo centro da esponja. Os poros servem como entradas para a água que é puxada pelo corpo da esponja. O nome do filo porifera é baseado na presença desses poros. As células da esponja retiram alimento da água conforme ela passa por seu corpo, sendo a fonte de alimento.

Asconoide

Essa é a forma de corpo mais simples de uma esponja. A parede do corpo não é dobrada. A água entra pelas aberturas em seus poros conhecidas como óstios e sai por uma abertura chamada de ósculo. As esponjas asconoides possuem a forma de um tubo com poros. A Leucosolenia é um exemplo de asconoide simples.

Siconoide

As esponjas com corpo tipo siconoide possuem a parede do corpo dobrada em canais radiais. Esses canais fazem as siconoides diferentes das asconoides, pois a água flui pelos canais. As esponjas siconoides possuem tamanhos maiores do que as asconoides devido à parede mais espessa do corpo e os poros mais longos. As siconoides possuem um método mais complexo de transporte de água pelo organismo. A Scypa é um exemplo de siconoide.

Leuconoide

As esponjas de tipo leuconoide contêm um corpo de forma mais complexa, com a "esponja de banho" sendo um exemplo de leuconoide. Elas possuem paredes dobradas com canais, mas os canais possuem ramificações que levam a câmaras. As células em cada câmara empurram a água para o próximo canal. A água flui por esse sistema relativamente complexo antes de sair da esponja. As leuconoides são formadas por muito mais tecidos do que os outros tipos de corpos.

eHow Brasil
×