Por que as baleias não afundam?

Baleias flutuam na água sem problemas, apesar do peso

Getty Images

As baleias são umas das criaturas mais pesadas do planeta, tanto entre animais aquáticos quanto terrestres. Elas não afundam porque a maior parte do seu enorme corpo é composto por um tipo de específico de gordura, que facilita a flutuação. As focas, pinguins e morsas também possuem essa gordura, mas em escalas bem inferiores. Além disso, os vastos oceanos são grandes e poderosos o suficiente para fazer com que até mesmo uma baleia azul flutue como uma rolha.

Identificação

A gordura da baleia é encontrada logo abaixo da pele e consiste em uma camada incrivelmente densa desse material e também de tecido conectivo, que atua como isolante contra o frio intenso dos oceanos. Em golfinhos, a gordura pode ter alguns centímetros de espessura, mas pode chegar a mais de 30 cm nas baleias azuis, por exemplo, podendo compor até 50% do corpo do animal.

Características

Basicamente, essa gordura é uma forma sólida de óleo. Em contato com a água, o óleo flutua, por ser menos denso. Entretanto, a gordura da baleia é ainda menos densa do que a enorme quantidade de água que a circunda. Quando uma baleia quer mergulhar, ela precisa encher de ar quente um órgão localizado em sua cabeça, a fim de deixar todo o corpo mais denso do que a água e poder submergir sem problemas.

Considerações

Embora a gordura seja a chave para manter uma baleia boiando, ela, por si só, não ajuda um animal desse porta a nadar tão bem. Os ossos também são mais leves do que os dos mamíferos terrestres, por dois motivos: primeiro, para evitar que as baleias fiquem pesadas demais para flutuar e, segundo, porque a água suporta a maior parte do corpo do animal, de maneira que o esqueleto não tem esse trabalho.

Significância

O motivo pelo qual as baleias não afundam é o mesmo pelo qual elas foram caçadas até serem quase extintas. Apesar disso norueguese e japoneses (entre outros povos) continuam praticando a caça a este animal. A gordura da baleia é uma enorme fonte de óleo. Antes da utilização dos óleos à base de petróleo, o óleo da baleia era utilizado em lamparinas, perfumes, sabões, cosméticos, margarina e óleos de cozinha. Raramente a gordura desse animal é consumida como alimento, embora seja comestível e considerada uma iguaria na Noruega e no Japão.

Alerta

O motivo de as baleias não afundarem na água e se afogarem é o mesmo pelo qual elas morrem se encalharem na praia. Sem o suporte massivo da água para mantê-la boiando, o esqueleto é obrigado a suportar a carga. Como a estrutura óssea das baleias não tem essa força toda, elas acabam esmagadas pelo próprio peso. Ainda não se sabe ao certo por que as baleias se dirigem ao litoral e encalham nas praias.

eHow Brasil
×