Sobre o olfato de um lobo
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
Na América do Norte, as espécies mais comuns de lobos são os cinzentos e os cinzentos mexicanos. Eles vivem normalmente em matilhas de cinco a oito membros e utilizam diversos métodos para se comunicarem uns com os outros. Lobos comunicam-se através de uivos, observando as posturas e a linguagem corporal. No entanto, seu olfato é seu sentido -- e forma de comunicação -- mais bem desenvolvido.
Os fatos
Um animal que está a favor do vento pode ter seu perfume rastreado pelo lobo. Em boas condições meteorológicas, ele pode cheirar sua presa a cerca de 2,8 km de distância. À medida que a matilha se aproxima em direção à caça, eles se movimentam à frente dela para o ataque final. Apenas pelo seu cheiro, um lobo pode encontrar e identificar outros membros do bando. Os cientistas acreditam que eles talvez sejam capazes de dizer a idade e o sexo de outro lobo pelo cheiro. Eles também podem evitar outros predadores ou inimigos com este sistema de detecção.
Função
O lobo tem duas glândulas odoríferas, uma perto de sua parte traseira e outra perto da base da cauda. Elas podem ser usadas para marcar seu território, que pode variar de 50 a 1.000 quilômetros quadrados. Os lobos dominantes na matilha (masculino e feminino) usam a micção (com perna levantada) para marcar a trilha com urina e fezes a cada 90 metros. Eles tendem a marcar os limites do seu território duas vezes ou tanto quanto quiserem até o centro. Esses limites avisam as outras matilhas para ficarem longe e que a área já está ocupada, já que defendem seu território de qualquer invasão, se necessário.
Identificação
O nariz alongado de um lobo é a chave para o seu incrível olfato. Eles têm um olfato cerca de 100 vezes mais apurado do que os seres humanos, e eles usam este sentido enquanto caçam. Em comparação com os cães domésticos, muitos lobos selvagens têm ainda maior nível de reconhecimento do cheiro. Em um lobo, a parte do nariz que é receptiva a sentir o cheiro é quase 14 vezes maior do que um nariz humano. Embora o nariz do lobo sobressaia na detecção de odor, a superfície de cheiro deve ser dobrada várias vezes para caber em uma área tão pequena no rosto do lobo.
Significado
Lobos, como algumas raças de cães, gostam de rolar em coisas fedorentas, como uma carcaça podre. Primeiro, eles abaixam a cabeça e os ombros, em seguida, esfregam para revestir o resto do seu corpo e pele com o cheiro. Os cientistas não sabem exatamente porque os lobos "rolam no fedor", mas eles têm várias teorias. Uma teoria é a de que eles querem se familiarizar, e ao resto do bando, com um aroma particular. Outra teoria é que rolar no cheiro disfarça o cheiro próprio para um propósito particular. A teoria final é a de que rolar no cheiro faz um lobo parecer mais atraente para os outros de sua espécie.
Características
Os feromônios são marcadores químicos que são utilizados para comunicação com outros lobos. Glândulas especializadas localizadas na extremidade da cauda, dedos das patas, olhos, pele e órgãos sexuais que segregam estes feromônios e que produzem um aroma individualizado, semelhante a uma impressão digital humana. Ao sentir esse cheiro, lobos machos podem dizer quando lobas estão prontas para o acasalamento.
Recursos
Sobre o Autor
Jennifer Mangaly holds a Bachelor of Arts degree in professional writing and international studies. She graduated with honors from Baylor University in Waco, Texas. She has worked as a consultant writer and editor for over eight years for a variety of corporate and non-profit clients.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images