As diferenças entre o pinguim-imperador macho e fêmea

John Foxx/Stockbyte/Getty Images
O pinguim-imperador, conhecido cientificamente como Aptenodytes forsteri, é o maior de todas as 17 espécies de pinguins. Estes, em particular, são encontrados exclusivamente nos blocos de gelo na Antártica. Embora haja poucas diferenças entre o pinguim-imperador macho e fêmea, existem diferenças sutis entre os sexos, incluindo os seus papéis em relacionamentos e reprodução, suas vocalizações e sua proporção da população em geral.
Selecão do local de nidificação do pinguim-imperador
É o pinguim-imperador macho que escolhe o local da nidificação. Os machos voltarão ao local primeiro com as fêmeas seguindo-os dentro de poucos dias. Os machos normalmente voltam ao local onde nasceram e preferem achar um local para a nidificação em um bloco de gelo nivelado, pois é protegido pelo vento e é perto de áreas de alimentação. Quando selecionados, o macho começará a defender seu território de qualquer outro macho.
Cortejo do pinguim-imperador
A fêmea seleciona seu parceiro de acasalamento. O macho realiza um ato de cortejo conhecido por ter uma exibição extática que atrairá a fêmea, porém é a fêmea que disputa pelo macho. A exibição extática feita pelo macho inclui trombetear, balançar a cabeça e estufar as penas. Esses pinguins-imperador, como todo pinguim, são geralmente monogâmicos e só procuram novos parceiros se não conseguirem localizar seu companheiro original.
Vocalização do pinguim-imperador
Embora sejam praticamente idênticos em aparência com aproximadamente 1,12 m em altura e 27 a 40 kg, a vocalização desses pinguins machos e fêmeas é um pouco diferente. Cada pinguim tem uma voz única reconhecível entre eles, porém essas pequenas diferenças vocais são indetectáveis para o ouvido humano. Enquanto os seres humanos são incapazes de distinguir essas vozes únicas, as fêmeas possuem uma voz mais aguda que normalmente pode ser identificado.
População do pinguim-imperador
Há uma diferença nítida na proporção global de pinguins-imperador machos e fêmeas. Dos cerca de 400 mil pinguins-imperador na Antártida, as fêmeas abrangem uma porcentagem muito maior das colônias. Este desequilíbrio cria competição natural que existe entre as fêmeas para parceiros de acasalamento.
A reprodução do pinguim-imperador
A diferença principal entre o pinguim-imperador macho e fêmea gira em torno de seus papéis no processo de reprodução. A fêmea colocará um único ovo que ela imediatamente entrega ao macho, que irá chocar o ovo por 64 dias. O macho irá manter o ovo aquecido balançando-o em seus pés enquanto coberto por uma bolsa ventral de pele com penas. O macho fica em jejum durante os processos de cortejo, acasalamento e criação, assim, perdendo até um terço de seu peso corporal. Um pouco antes da eclosão do ovo, a fêmea voltará, permitindo que o macho se alimente. Os dois alternarão para cuidar do pinguim recém-nascido até ele chegar a uma idade madura o suficiente para ser abandonado.
Recursos
Sobre o Autor
Doug Bennett has been researching and writing nonfiction works for more than 20 years. His books have been distributed worldwide and his articles have been featured in numerous websites, newspapers and regional publications. Bennett's background includes experience in law enforcement, the military, sound reinforcement and vehicle repair/maintenance.
Créditos Fotográficos
John Foxx/Stockbyte/Getty Images