Como fazer um sofá puff com espuma

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

O sofá puff é ideal para salas de jogos, de família ou salas com um home theater. Enquanto um puff normal pode ser pequeno demais para alguns adultos, o sofá puff pode acomodar a família inteira! Infelizmente, o preço desses itens é bem alto. É possível fazer o seu próprio sofá puff rapidamente com habilidades básicas de costura, fazendo-o na medida certa para o seu espaço e a sua família.

Puff básico

Passo 1

Meça o espaço disponível para o sofá puff. Esse geralmente tem de 1,80 m a 2,4 m de largura, e pode ser redondo ou oval. Determine o tamanho e formato final do sofá.

Passo 2

Costure o comprimento do forro, criando painéis longos e largos o suficiente para o formato desejado. Se planeja fazer um sofá puff de 1,8 m de diâmetro, costure duas peças de forro com 1,15 m de largura e 1,83 cm de comprimento.

Passo 3

Crie um padrão para o seu sofá puff, desenhando a estampa diretamente no forro. Faça um grande círculo ou curva usando barbante com um alfinete numa ponta e um lápis na outra. O barbante deve ter o raio do círculo desejado, ou, para um sofá puff oval, meio círculo. Prenda o alfinete ao centro do tecido, e desenhe o formato desejado.

Passo 4

Recorte o círculo ou o oval do forro.

Passo 5

Costure as peças, com a parte correta virada para a outra. Deixe uma abertura de 25 a 30 cm para preencher o sofá com espuma.

Passo 6

Insira o tubo de papelão na abertura. Encha com a espuma até atingir a firmeza desejada. Remova o tubo.

Passo 7

Costure a abertura à mão, com uma agulha e linha para estofados.

Fazendo a capa

Passo 1

Costure duas peças do tecido de fora e faça uma capa para o seu sofá puff. O tecido de fora e o forro devem ser do mesmo tamanho.

Passo 2

Costure o velcro para criar o fecho do sofá puff. Será necessário ter velcro o suficiente para ir de um lado do sofá puff ao outro.

Passo 3

Desenhe o mesmo padrão no tecido que desenhou no forro, na parte interior. Recorte o formato desejado, tomando cuidado com o velcro.

Passo 4

Costure as bordas, e vire do avesso.

Passo 5

Abra o velcro e insira o forro preenchido dentro da capa. Feche o velcro.

Mais recentes

×