Como soldar aço com latão
Comstock/Comstock/Getty Images
Soldar em prata é o melhor método para juntar latão e aço; é barato, produz juntas fortes e dúcteis e requer pouca limpeza após o processo. É ideal para pequenos reparos no encanamento, e usado ao tomar medidas onde as juntas praticamente se ligam sozinhas. É um método acessível para trabalhadores em metal iniciantes interessados em juntar esses dois metais dissimilares e produzir uma junta à prova de vazamentos, caso seja feita corretamente. A solda de prata com prata na verdade é uma liga contendo prata, que derrete a uma temperatura de 450ºC, mas bem abaixo dos pontos de fusão do latão e do aço.
Step 1
Verifique o encaixe das juntas entre os elementos de aço e latão. Um bom encaixe para a solda em prata é uma junta nivelada entre as partes com menos de 0,8 mm entre as duas. O latão se expande mais que o aço quando aquecido, então se estiver soldando um cano de latão dentro de uma conexão de aço, permita um pouco mais de espaço na junta do que se fosse um ano de aço com uma conexão de latão.
Step 2
Separe os dois elementos. Esfregue os dois para limpar a poeira e sujeira com um escovão de arame, então limpe a oleosidade com um pano limpo embebido em solvente de óleo. Poeira, sujeira e oleosidade na superfície do metal irão inibir a formação de uma ligação forte durante a solda.
Step 3
Aplique o fundente livremente nos dois lados da junta usando a escova. Ele evita a formação de óxidos durante a sola, e muda de cor a certas temperaturas, o que reduz as chances de superaquecer os metais. Ele é uma pasta branca a temperatura ambiente, que muda para uma consistência parecida com a da água quando o aço e o latão estão quentes o bastante para derreter a liga de prata.
Step 4
Arrume o aço e o latão juntos no tijolo refratário e prenda a junta usando a gravidade, grampos, tijolos em cerâmica como acessórios ou os três. Coloque luvas de segurança em couro e os óculos de solda. Pegue o batedor de pederneira e a haste de liga de prata.
Step 5
Abra a válvula de acetileno do maçarico e acenda a chama com o batedor de pederneira. Abra a válvula de oxigênio para criar uma chama oxidante, que é longa, com um cone difuso azul exterior e outro, que é menor, branco e afiado. Passe o cone exterior da chama igualmente por cima dos dois metais para criar uma superfície igualmente quente, observando as mudanças do fundente.
Step 6
Pegue a haste de preenchimento quando o fundente ficar líquido. Toque a ponta da haste na junta sem apontar o maçarico diretamente nela. A liga de prata irá derreter e se mover rapidamente até a junta se os metais base estiverem adequadamente aquecidos. Remova a chama, desligue a válvula de oxigênio, e então ligue a válvula de acetileno.
Step 7
Deixe o metal esfriar em temperatura ambiente, então ponha água quente na junta para remover o fundente da superfície dela. Esfregue minuciosamente com uma esponja de aço para remover o resto do fundente, que é corrosivo e pode enfraquecer a junta com o tempo.
Referências
- "The Complete Metalsmith: Professional Edition"; Tim McCreight; 2005 [em inglês]
- Stanford University: Soldando [em inglês]
- The American Welding Society; "Understanding Brazing Fundamentals"; Alan Belohlav; setembro de 2000 [em inglês]
- University of Notre Dame: Welding: Chamas de oxiacetileno usadas na soldagem [em inglês]
Advertência
- Siga as instruções fornecidas pelo maçarico de oxi-acetileno para a armazenagem e uso para evitar lesões causadas pela explosão do tanque ou pela chama quente.
- Sempre solde em uma área bem ventilada para evitar inalar vapores tóxicos.
Sobre o Autor
Based in Los Angeles, Simone O'Shea began freelance writing online in 2009. She is a certified yoga instructor, and has written and illustrated several instructional manuals. O'Shea holds a Bachelor of Fine Arts in sculpture from the Pratt Institute.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images