Prata pode ser soldada em aço inoxidável?
Comstock/Stockbyte/Getty Images
Para uma união mais forte possível, o aço inoxidável precisa ser soldado. Mas, se devidamente preparada, a solda de prata aderirá ao aço inoxidável e é possível soldar cobre, latão ou mais aço inoxidável sobre ele. A união será tão forte quanto a própria solda de prata, mas nunca tão forte quanto o aço inoxidável. Porém, se a aplicação não requer a resistência do aço, arregace as mangas e mãos à obra.
Limpeza
As superfícies das áreas que deseja soldar devem estar livres de qualquer sujeira, corrosão, pintura, óleo ou graxa. Use solvente e uma escova de arame ou uma lixa para limpar as superfícies dos dois materiais a serem soldados. A solda adere melhor ao metal limpo, nu brilhante. Porém, qualquer agente externo, mesmo tinta ou marcas de lápis onde as medidas foram feitas, podem destruir a união da solda.
Fluxo e solda
Use um fio de solda com base de ácido concebido especificamente para soldar o aço inoxidável. O ácido rompe o revestimento dele até um ponto onde a solda aderirá. O teor de prata da solda determina a resistência e o ponto de fusão, já que ambos aumentam com o teor de prata. Por exemplo, 95 por cento de estanho e 5 por cento de prata se fundem a cerca de 400 graus. Uma solda com 20 a 40 por cento de prata se funde em torno de 700 graus. Escolha uma solda forte o suficiente para a aplicação.
Temperatura apropriada
O tamanho da área onde deseja derreter a solda, juntamente com o tipo de solda que foi utilizado, determinam a quantidade de calor necessário para derreter a solda. O butano ou propano aquecem a maioria das soldas de prata até ponto de fusão, mas se houver uma grande área, gás MAPP produz um calor mais quente. Aqueça a área lentamente para permitir que o fluxo tenha a oportunidade de funcionar e, então, aqueça a conexão. Quando as partes ficarem quentes o suficiente, a solda derreterá instantaneamente quando você tocá-la na união e fluirá para o lugar, mas tenha cuidado para não aquecer demais o aço inoxidável. Ele poderia oxidar e estragar suas qualidades inoxidáveis.
Precauções
Deixe o metal quente derreter a solda. Nunca tente derreter a solda com a chama. Sempre trabalhe em uma área bem ventilada. A fumaça do fluxo de ácido quente são tóxicas. Também, nunca solde o aço inoxidável em uma conexão elétrica ou eletrônica. O ácido no fluxo romperá uma conexão elétrica com o tempo. Faça um furo e use parafuso e porca ou um rebite para fazer uma conexão elétrica ao aço inoxidável.
Referências
Sobre o Autor
Richard Asmus was a writer and producer of television commercials in Phoenix, Arizona, and now is retired in Peru. After founding a small telecommunications engineering corporation and visiting 37 countries, Asmus studied broadcasting at Arizona State University and earned his Master of Fine Arts at Brooklyn College in New York.
Créditos Fotográficos
Comstock/Stockbyte/Getty Images