Como soldar um fio em uma bateria

••• battery image by Aditia Patria Warman from Fotolia.com

É necessário saber como soldar fios em baterias e pilhas caso você seja um hobista que deseja economizar algum dinheiro fazendo seus próprios conjuntos de baterias. Apesar de ser uma tarefa simples, tome cuidado para não aquecer muito a bateria. Para evitar superaquecer e danificar a célula, além de minimizar as chances de um incêndio onde você estiver trabalhando, é importante que um ferro de solda com uma potência adequada, entre 35 a 50W, seja utilizado, além de evitar que o ferro fique encostado no terminal da bateria por mais de dez segundos no máximo.

Passo 1

Limpe e raspe o terminal da bateria colocando um pedaço de lixa 400 sobre a extremidade com borracha de um lápis. Com movimentos circulares, esfregue-a levemente sobre o terminal. A ideia é remover sujeiras ou corrosões e raspar levemente a superfície sem remover qualquer metal.

Passo 2

Aqueça seu ferro de solda. Escolha uma ponta adequada para o trabalho. Utilize uma ponta chanfrada pequena para pilhas AAA ou pontas chanfradas maiores para células do tipo D.

Passo 3

Desencape o fio no tamanho aproximado do terminal da bateria. Para fios com vários filamentos, torça a ponta dele para preparar para soldar.

Passo 4

Utilize a esponja úmida para limpar a ponta do seu ferro de solda.

Passo 5

Pegue uma pequena quantidade de solda e coloque na parte lixada do terminal de bateria para criar um pequeno ponto de solda. Coloque o fio próximo do ponto reaquecido e deslize o fio na solda derretida.

Passo 6

Segure firmemente o fio por alguns segundos para que ele seque corretamente.

Passo 7

Puxe o fio para verificar se a ligação que você soldou está firme.

Mais recentes

×