×
Loading ...

Como soldar sobre a cabeça

A soldagem sobre a cabeça é uma posição em que você segura o eletrodo verticalmente acima da cabeça na superfície que está sendo soldada. Esta é uma das posições mais difíceis de soldar. Você não só luta contra a gravidade e coloca seu corpo em posições estranhas, mas também aumenta as chances de lesão, pois está em pé diretamente sob o arco e o material a ser soldado.

Instruções

Um vestuário resistente ao fogo deve ser usado durante a soldagem sobre a cabeça (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Vista seu equipamento de proteção individual. Coloque seus óculos de segurança, capacete e luvas de soldagem. Ao soldar sobre a cabeça você também deve ter alguma forma de revestimento de couro nos ombros e pescoço para se proteger de escórias e faíscas.

    Loading...
  2. Prepare a superfície do material que será soldada usando sua picareta e uma escova de aço para limpar qualquer escória, sujeira, ferrugem ou tinta para que se obtenha a melhor penetração possível e um arco estável. A penetração é a distância abaixo da superfície do material que se está soldando, onde o metal será fundido em conjunto.

  3. Ajuste a amperagem da máquina de solda para cerca de 15% a menos do que se usaria em posições planas ou horizontais. Isto dará um melhor controle sobre a poça de metal fundido.

  4. Posicione seu corpo de uma maneira que possa confortavelmente soldar na posição acima de sua cabeça. Tire qualquer folga no seu cabo de solda, de modo que você não fique segurando-o todo o tempo que estiver soldando.

  5. Atinja o o arco tocando o eletrodo sobre a superfície que será soldada. Segure a haste perpendicular à superfície do material, e arraste o eletrodo, conduzindo a parte inferior, com a parte superior do eletrodo, de cinco a 15 graus na direção do movimento.

Loading...

O que você precisa

  • Óculos de segurança
  • Luvas de soldagem
  • Capacete da soldadura
  • Revestimentos de couro para o ombro e pescoço
  • Picareta
  • Escova de arame

Referências

Loading ...
Loading ...