×
Loading ...

Como usar o SQL Plus com a janela de comando do MS-DOS

SQL Plus é a interface de linha de comando para o banco de dados relacional da Oracle. Ele permite nossa interação com o banco de dados utilizando uma interface baseada em texto. É acessado através do prompt de comando do DOS no sistema operacional Windows. O prompt de comando é um ambiente do Windows baseado em texto. Esta interface dá ao usuário a opção de usar comandos DOS em sistemas Windows modernos. Os comandos são digitados através do teclado do computador.

Instruções

Utilize o SQL Plus através do prompt do MS-DOS (Programming Code Source Background Texture Illustration Design image by Bob Davies from Fotolia.com)
  1. Abra uma janela de prompt de comando. Ela está na sessão "Acessórios" do menu "Iniciar".

    Loading...
  2. Digite o comando "sqlplus usuario/senha@bancodedados" para iniciar o SQL Plus. Substitua: "usuario" por seu nome de usuário Oracle; "senha" por sua senha Oracle; e "bancodedados" pelo nome do banco de dados ao qual você deseja se conectar. Você verá "SQL>" no prompt se a conexão for bem-sucedida.

  3. Digite as declarações e consultas que você deseja executar no "SQL>" do prompt.

  4. Digite o comando "host" para executar comandos DOS de dentro do programa SQL Plus. Por exemplo: "host dir" executará o comando "dir" do DOS, que exibe na tela os conteúdos do diretório (pasta) em que você estiver no momento.

  5. Digite o comando "exit" para sair do programa SQL Plus.

Loading...

O que você precisa

  • Sistema operacional Windows

Referências

Loading ...
Loading ...