Como saber se a sua fossa séptica precisa ser esvaziada?

••• uniquely lit toilet in boston nightclub image by Stephen Orsillo from Fotolia.com

A vantagem de ter uma fossa séptica é não ter que pagar por taxas de esgoto. A desvantagem é ter que mantê-la, esvaziando-a conforme necessário. Às vezes, ela ficará cheia antes do esperado, quando você receber familiares extras durante o verão ou permanecer em casa com mais frequência. Quando isso acontecer, haverá alguns sinais reconhecíveis que lhe permitirão saber que a fossa precisa ser esvaziada.

Passo 1

Esvazie a sua fossa séptica a cada três anos, se não houver problemas. Se você tiver uma família grande (cinco ou mais membros), no entanto, deverá esvaziá-la a cada dois anos.

Passo 2

Instale canos em seu sistema séptico. Isso lhe permitirá verificá-lo sem precisar de um inspetor. Basta abrir a tampa e verificar a fossa a cada dois meses. Se começar a perceber que papel higiênico e sólidos estão sendo acumulados dentro da fossa, é hora de esvaziá-la.

Passo 3

Verifique se o esgoto na parte superior da fossa séptica vem de um cano de saída. Caso sim, provavelmente é hora de esvaziar a sua fossa. Isso também deve ser feito se a camada de espuma na parte inferior chegar a 15 centímetros abaixo do cano de saída.

Passo 4

Verifique se há indícios de que a sua fossa séptica está cheia. Isso inclui vasos sanitários e pias que ficam lentos, odores de esgoto, grama molhada perto da fossa séptica ou ruídos nas tubulações. Se você observar qualquer um desses indícios, é hora de esvaziar o seu tanque.

Passo 5

Garanta que não haja bloqueios em uma das tubulações se o encanamento vazar completamente. Se não houver bloqueios, é hora de esvaziar a sua fossa.

Mais recentes

×