Como fazer sua própria cola de resina de árvore

sap on the bark image by Miroslava Holasová from Fotolia.com

As colas nem sempre vêm em uma garrafa. Índios americanos combinaram a resina de uma árvore conhecida como Seiva de Pinheiro, Alcatrão de Pinheiro ou Breu a outros materiais naturais e derreteu-os sobre o fogo para criar uma substância pegajosa e à prova d'água conhecida como cola de breu. Eles usaram cola de breu para fazer casacos e conserto de flechas, ferramentas, canoas e materiais de alojamento. Hoje, campistas, caçadores e outros amadores da natureza usam cola de breu da mesma maneira, mas principalmente para correções temporárias e reparos.

Step 1

Procure um caroço pegajoso nos pinheiros, abetos vermelhos e troncos e cascas de outras árvores coníferas. A resina se acumula na casca ferida, criando uma barreira natural que protege a árvore da invasão de insetos e doenças. Procure por alcatrão de pinheiro que endureceu -- é mais fácil para transferir e armazenar. Fira o alcatrão de pinheiro endurecido com uma faca, chave de fenda ou espátula. Acumule o máximo de resina possível e armazene em um pote ou lata para uso futuro.

Step 2

Reúna materiais de vegetais fibrosos, como grama, serralha, palmeiras, cocos e folhas. A fibra é um tecido conjuntivo que é forte e flexível e é facilmente identificado pelo seu aspecto filamentoso. Ela é usada em roupas e cordas. Quando finamente triturada, produz um agente aglutinante de cola. Dejetos de herbívoros -- animais que se alimentam de vegetais -- contêm fibras entremeadas, então procure por fezes de alce, cervos e pelotas de coelho para poupar o tempo.

Step 3

Quebre os pedaços de carvão de madeira queimada. Coloque pedaços de madeira sobre uma rocha plana ou outra superfície dura e moa-os finamente com o fundo de uma lata, pedra de aterramento ou pedra arredondada. Repita o processo com o material fibroso ou fezes de animais.

Step 4

Construa uma fogueira ou um buraco de fogo de Dakota. Um buraco de fogo de Dakota produz chama mais eficientemente do que uma cova de fogo e atua mais como um forno, fornecendo uma área de cozinha estável. Independentemente do método que você escolher, faça um esforço para que o carvão queime em fogo baixo, visto que a cola é altamente inflamável. Cubra o furo ou poço com uma grade de fogo plana ou faça a sua própria colocando varas verdes lado a lado. Consulte a seção de recursos para obter instruções sobre como construir um buraco de fogo de Dakota.

Step 5

Posicione um pote ou uma panela velha de alumínio em cima da grelha. Adicione a resina. Depois que a resina derreter e começar a ferver, adicione o carvão vegetal e as fibras vegetais do solo. Uma boa proporção inicial é de 5 partes de breu, 1 parte de carvão vegetal e 1 parte de fibras, mas você pode fazer experimentações para obter a consistência certa. Mexa com um utensílio longo ou vara grossa, certificando-se de manter uma distância segura entre você e o pote em caso de imprevistos. Depois que a mistura tornar-se preta, grossa e parecida com um alcatrão, retire a quantidade necessária com a extremidade da vara e aplique à superfície que precisa ser colada. Se a cola se endurecer muito rápido, esquente a superfície e reaqueça a cola.

Step 6

Deixe a cola de breu esfriar enquanto ainda está maleável, enrole em bolas e guarde para uso futuro.

Step 7

Experimente diversos materiais naturais para obter diferentes consistências de cola de breu. Adicione cera de abelhas, pelo, cinzas de madeira, gordura animal ou limalha de ferro de resina e mexa até obter a consistência desejada.

×