Como cozinhar em um forno à lenha

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O que um dia foi a única opção de forno disponível, hoje os modelos à lenha estão retornando mais uma vez para as cozinhas externas. Geralmente construídos em pedra, tijolos e concreto, os fornos à lenha são comumente usados na feitura de pães, pizzas e carnes assadas, defumadas em madeira. Aprender a usar um forno deste tipo leva algum tempo e prática, porém o sabor da comida compensa as horas gastas.

Passo 1

Acenda o fogo em seu forno uma ou duas horas antes da hora de usar. Escolha uma madeira dura, seca e tratada como carvalho, nogueira, ou então uma madeira de árvore frutífera, como macieiras, pessegueiros, ou ameixeiras. Use apenas jornal ou iniciadores de fogo líquidos não tóxicos para acender as chamas.

Passo 2

Continue alimentando o fogo até que a área central se torne branca, como com carvões em uma churrasqueira.

Passo 3

Comece a alimentar o fogo pelas extremidades até que o forno inteiro esteja quente.

Passo 4

Aponte o termômetro infravermelho para o centro do forno. Quando a temperatura interna chegar a 650°C ou 750°C, ele estará quente o bastante para assar pizzas e pães achatados.

Passo 5

Para cozinhar usando as chamas, puxe as brasas incandescentes para um lado do forno e coloque, próximo a elas, assados ou outras carnes. Use uma panela de ferro pequena, ou acessórios normais de lareira para mover as chamas.

Passo 6

Posicione uma grelha de fogão de piso sobre as brasas quentes para defumar alimentos como hambúrgueres, bifes e frutos do mar.

Passo 7

Para assar pães, tortas e bolos, remova as brasas do forno quente.

Mais recentes

×