Como fazer sua própria lamparina a óleo com chamas coloridas

••• oil lamp image by Pierrette Guertin from Fotolia.com

Existem diversos tipos de lamparinas a óleo. Do vidro à madeira, elas criam um brilho confortável para sua casa e seu jardim. Acrescentando chamas coloridas, você pode combiná-las com a decoração, criar temas para festas, feriados ou simplesmente dar um algo a mais a uma ocasião especial. Há muitas formas de criá-las, mas a mais fácil é comprar óleos especiais, que queimarão em diversas cores. Esses óleos especialmente tratados contêm sais e metais que queimam em diferentes cores dependendo do aditivo contido. Com alguns poucos suprimentos, tanto a lamparina quanto os óleos podem ser feitos em casa.

Fazendo a lamparina

Passo 1

Marque a tampa com um pequeno "X" usando o canivete ou a tesoura. Usando o martelo e o prego, faça um buraco na tampa, no meio do "X". Corte ao longo do "X" com o canivete ou a tesoura. Use o alicate para puxar as beiradas do buraco feito no "X". O orifício deve ser grande o bastante para ser atravessado por um pavio.

Passo 2

Puxe o pavio pelo buraco na tampa até que só 3 cm fiquem acima da tampa. Use o alicate para empurrar de novo as bordas do orifício ao redor do pavio, para segurá-lo no lugar.

Passo 3

Ponha a tampa no recipiente para ter certeza de que o pavio toca o fundo. Corte o pavio acima da tampa em 1,5 cm.

Fazendo o óleo para uma chama colorida e adicionando-o à lamparina

Passo 1

Combine partes iguais de sulfato de cobre e água. Mexa até que o sulfato de cobre se dissolva.

Passo 2

Deixe a serragem imersa na água durante a noite. Remova a água restante. Espere a serragem secar completamente.

Passo 3

Ponha a serragem no recipiente de vidro. Adicione o óleo vegetal e mexa. O recipiente deve estar cheio até a metade ou 3/4.

Passo 4

Ponha a tampa no recipiente de vidro para que o pavio fique boiando no óleo. Deixe descansar durante a noite para que o pavio absorva o óleo.

Passo 5

Acenda e desfrute de uma lamparina com chama verde.

Mais recentes

×