Um Toyota Corolla com transmissão manual precisa de uma embreagem para mudar de marcha, como qualquer outro veículo. A embreagem usa o mesmo tipo de fluido hidráulico do sistema de freios, que é armazenado no seu próprio cilindro mestre. Para substituir um cilindro mestre da embreagem, você vai precisar trabalhar entre o servofreio e cilindro mestre, e o espaço é apertado. Será necessário "sangrar" tanto o sistema de freio como o de embreagem para retirar o ar, após a substituição do cilindro.
Instruções
-
Use uma chave inglesa para desligar o cabo negativo da bateria do Corolla.
Loading... -
Use uma chave de fenda para desparafusar e retirar a proteção do painel abaixo da coluna de direção.
-
Desconecte a haste sobre o pedal da embreagem, removendo o grampo do pino de engate e depois, removendo o próprio pino.
-
Desparafuse e retire a tampa da caixa do filtro de ar e depois desligue o conector elétrico do sensor de nível do fluido de freio.
-
Prenda a mangueira que liga os dois cilindros com um alicate e desconecte a mangueira do reservatório do fluido de freio. Em seguida, use uma chave de boca para desconectar os dutos do cilindro mestre do freio e do cilindro mestre da embreagem hidráulica.
-
Use uma chave para remover as porcas de fixação do cilindro mestre de freio sob o painel, dentro do carro, em seguida, remova este cilindro. Remova o servofreio de modo similar.
-
Remova as porcas de fixação do cilindro mestre da embreagem sob o painel e remova o cilindro. Cuidado com o derramamento de líquidos.
Remoção
-
Coloque o cilindro mestre da embreagem na posição e instale as porcas manualmente por dentro do carro. Ligue o tubo hidráulico no cilindro e aperte as porcas de montagem do cilindro com a chave.
-
Use o pino de engate e encaixe para conectar a haste no pedal da embreagem.
-
Volte a ligar o servofreio e o cilindro mestre de freio usando suas porcas de fixação sob o painel.
-
Ligue os condutos de freio ao cilindro mestre de freio, o duto do cilindro mestre da embreagem e o de alimentação de fluido para a embreagem, e cilindros de freios das rodas.
-
Reinstale o conector do sensor de nível do fluido de freio e a caixa do filtro de ar.
-
Reconecte a proteção sob o painel e religue o cabo negativo da bateria.
Instalação
-
Encha o reservatório de fluido de freio.
-
Levante o carro e o apoie em cavaletes. Remova as quatro rodas.
-
Conecte uma mangueira plástica transparente na válvula de purga sobre o cilindro da embreagem (diferente do cilindro mestre) e coloque outra ponta da mangueira dentro de uma garrafa transparente contendo 30 ml de fluido de freio.
-
Abra a válvula de sangria, enquanto uma segunda pessoa pressiona o pedal da embreagem. Quando fechá-la, solte o pedal. Fluido e ar vão sair pela mangueira plástica. Repita até que saia somente fluido (sem bolhas de ar) pela mangueira.
-
Repita as duas etapas anteriores usando o tubo e garrafa nas válvulas de sangria em cada uma das pinças de freio, com o seu assistente pressionando o pedal de freio. Comece na roda traseira direita, depois a esquerda dianteira, traseira direita e dianteira esquerda.
-
Recoloque as rodas e abaixe o carro.