Como superar o medo de beijar em público

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O medo de beijar em público é chamado de filemafobia, uma fobia social que é geralmente associada com um evento traumático no passado da pessoa. Alguém que tem medo de que alguém o veja beijando em público automaticamente se sentirá ansioso quando o cérebro acionar um evento passado relacionado ao beijo que está prestes a acontecer. Embora existam várias formas de tratamento para filemafobia, encontrar um que funcione para você é um processo de tentativa e erro.

Passo 1

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Decida se a sua falta de vontade de beijar em público é um medo que pode ser superado por si mesmo ou uma fobia que necessite de intervenção médica. Ter medo de beijar alguém por ser desconfortável em público não significa necessariamente que seu relacionamento esteja afetado, nem interfere em sua vida cotidiana. Perceba que se seu medo se transformar em fobia, entretanto, seus sintomas serão emocionais (grande ansiedade) ou físicos (desenvolvendo ataques de pânico) e você começará a perceber por si mesmo que é excessivo.

Passo 2

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Confira com o seu plano de saúde quais psicoterapeutas certificados são atendidos pela cobertura do convênio. Ligue para o escritório e diga para a recepcionista que você provavelmente tem filemafobia. Encontre um terapeuta que tenha experiência em lidar com fobias e medos. Um tratamento especial chamado de terapia cognitiva comportamental é usado para ajudar as pessoas a superar medos e fobias. Usando esse método, cerca de 75% dos pacientes superam suas fobias, de acordo com o National Institute of Mental Health.

Passo 3

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Exponha-se ao seu medo. Usando um especialista treinado e seu parceiro, participe de uma dessensibilização sistemática, de modo que você esteja exposto na sua sessão de terapia à mesma coisa de que você tem medo. Isso acontecerá gradualmente, talvez primeiro apenas ficando de mãos dadas com o seu parceiro na sessão de terapia e, em seguida, falando sobre o que você acha que vai acontecer como resultado de beijar em público. Através de sessões de repetição e realmente se beijando, você vai testemunhar o medo perdendo o poder sobre você.

Passo 4

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Leia livros e artigos sobre medos e fobias. Entenda de onde a ansiedade do beijo vem na sua vida e comece a experiência de cura desafiando os pensamentos negativos sobre beijar. Pergunte-se qual seria o pior cenário de beijo e o que poderia acontecer com você como resultado. Fazendo isso, você encontrará evidências que contrariam os seus pensamentos sobre o assunto.

Passo 5

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Pratique técnicas de relaxamento. Sente-se confortavelmente com as costas retas e coloque uma mão no peito e a outra no estômago. Inspire pelo nariz e expire pela boca lentamente. Medite logo antes de acreditar que uma situação de beijo possa acontecer. Onde quer que você esteja no momento, anote como seu corpo se sente e relaxe as partes tensas. Se estiver andando, concentre-se em prestar atenção em cada passo e sentir o ritmo da respiração no intuito de relaxar. Use imagens para imaginar uma cena em que você esteja em paz. Veja o sol em sua mente ou finja que está ouvindo os pássaros, por exemplo. A imagem calmante de você mesmo permite que você evite a ansiedade sobre beijar.

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