Como confortar uma pessoa que perdeu o emprego

••• spa ii image by studio vision1 from Fotolia.com

Uma pessoa que perdeu o emprego frequentemente possui uma ansiedade considerável sobre o que fazer em seguida com sua vida. Ela pode ter dificuldades em tomar decisões sobre o futuro e se sentir derrotada e negativa sobre o mercado de trabalho. Amigos e familiares podem ajudá-la a realizar a transição do desemprego e fornecer incentivos.

Passo 1

Incentive o amigo ou membro da família que perdeu o emprego. Lembre-o de que ele trabalhou duro para iniciar a carreira e que poderá fazer isso novamente para voltar ao mercado de trabalho. O tempo pode parecer durar para sempre em períodos de desemprego, então reitere que os momentos ruins passarão.

Passo 2

Converse com seu amigo ou familiar sobre os planos futuros. Alguém que perdeu o emprego pode ter que considerar mudar totalmente de carreira. Falar sobre as decisões que devem ser tomadas pode ajudá-lo a ganhar um pouco de perspectiva. Ajude-o a ver a situação como uma oportunidade ao invés de um problema.

Passo 3

Fique de olho nos gastos da pessoa, especialmente se ela morar com você. Às vezes, alguém desempregado pode ser tentado a gastar de maneira errada um poucos dos fundos do seguro-desemprego ou de suas economias devido ao tédio e ao estresse. A pessoa pode realizar projetos de reforma na casa ou ir às compras para se distrair. Lembre-a de que é possível viver confortavelmente por algum tempo se tomar cuidado com o orçamento. Gastar reservas de dinheiro rapidamente apenas resultará em mais estresse.

Passo 4

Mostre à pessoa que se importa com ela. Tenha-na em mente ao ler os classificados e relate quaisquer oportunidades de emprego promissoras que encontrar. Forneça um ombro amigo e um ouvido atento. Lembre seu amigo de que ele é valioso para a família e que tem muito mais a oferecer a todos do que apenas seu salário.

Passo 5

Ajude seu amigo ou familiar a aliviar o estresse. Leve-o em um "dia de spa" para fazer uma massagem ou algum tratamento especial. Sejam ativos juntos. Façam coisas que o deixará se sentindo bem sobre si mesmo. Convide-o a ser voluntário em algum serviço comunitário. Seu ente querido pode precisar se distrair um pouco da busca por um emprego.

Mais recentes

×