Como lidar com uma criança que cospe
Comstock/Stockbyte/Getty Images
Independentemente do motivo pelo qual seu filho cospe, ele ganha atenção quando faz isso pela primeira vez, e você quer que ele pare. Diferentes razões motivam esse comportamento e deixam os pais sem saber como agir. Ninguém está preparado para isso, mas você pode lidar com o problema e minimizar a chance de isso se tornar um desafio de longo prazo. As crianças usam esses comportamentos inadequados para sinalizar problemas, então responda de forma apropriada ao problema, sugere a Universidade de Purdue. Ao identificar a causa e controlar a sua própria reação ao problema, é possível resolvê-lo.
Step 1
Observe padrões que antecedam a cuspida. Atente-se, por exemplo, ao que ele estava fazendo imediatamente antes de cuspir, com quem estava brincando e o ambiente onde isso ocorreu. Identificar os componentes associados ao ato podem ajudar a isolar o causador dele. Alguns desses motivos podem ser fadiga, raiva, tédio e fome, e conhecê-los lhe possibilita criar estratégias de prevenção.
Step 2
Ensine à criança algumas habilidades para resolução de conflitos, pois ela pode fazer isso em reação a brigas com colegas, irmãos ou pais. Os conflitos são inevitáveis para elas, que por sua vez podem não ter a capacidade de resolvê-los sem ajuda. Crie oportunidades para a criança praticar revezando-se com ela e usando palavras para comunicar frustração, pedidos de desculpas e compartilhamento, sugere o site KidsHealth. Demonstre essas habilidades nas suas próprias interações com as outras pessoas.
Step 3
Ajude seu filho a verbalizar as emoções fortes, como raiva ou inveja, quando o ato de cuspir é precedido por elas. Incentive-o a falar sobre o que houve. As crianças pequenas podem precisar de ajuda para explicar os sentimentos. Você pode dizer, por exemplo "você ficou bravo porque não consegui ajudá-lo a encontrar seu carrinho. Todos ficam com raiva às vezes, mas você não pode cuspir por isso". Explore alternativas para quando ele ficar nervoso e peça a opinião dele.
Step 4
Crie opções apropriadas à idade do seu filho para ajudá-lo a se controlar. Ele pode fazer isso por não ter autocontrole e cuspir como uma resposta inconsequente. Ao oferecer escolhas, ele poderá se sentir independente e passar a confiar mais em sua capacidade de se segurar. Por exemplo "sei que você não gosta de escovar os dentes, mas você prefere fazê-lo antes de lermos uma história ou depois de tomar banho?".
Step 5
Avise à criança que cuspir é um comportamento inaceitável, e faça isso aplicando uma consequência imediata com a voz calma e firme. Explique que "cuspir é falta de respeito e é um comportamento rude. Nessa família, não fazemos isso, pois isso magoa as pessoas e faz com que você se sinta mal". Em seguida, deixe-o de castigo no quarto ou em outro local.
Referências
- Purdue University: Fazendo da disciplina algo positivo [em inglês]
- PBS: Cinco fatos que todas as famílias deveriam saber [em inglês]
- Ask Dr. Sears: Dicas gerais [em inglês]
- KidsHealth: Domando os chiliques [em inglês]
- Zero to Three: Crianças e comportamentos desafiadores: Por que eles fazem isso e como reagir [em inglês]
- KidsHealth: Enquete de crianças: Ajudando as crianças a lidar com conflitos [em inglês]
- Seattle Times: Resolva maus comportamentos quando a criança cospe em um pai [em inglês]
Recursos
Dica
- Limite as escolhas oferecidas à criança para duas e vá aumentando esse número à medida que ela começar a perceber a relação entre escolhas e consequências.
Créditos Fotográficos
Comstock/Stockbyte/Getty Images