×
Loading ...

Como fazer um Fá sustenido menor em um violoncelo em até três oitavas?

Aprender a tocar escalas menores no violoncelo requer paciência, prática e um bom ouvido. Enquanto aprende onde as notas estão localizadas no instrumento, o aluno começa tocando escalas, porque os padrões da escala torna mais fácil a identificação do posicionamento incorreto dos dedos. Conforme as notas aumentam em sua tonalidade, o violoncelista move sua mão em direção à ponte. Conforme as notas descem, ele afasta sua mão da ponte. Com a prática, você será capaz de fazer uma escala de Fá sustenido menor no violoncelo.

Instruções

A digitação do violoncelo requer que você saiba quais notas devem ser tocadas com quais dedos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Segure o violoncelo corretamente com o suporte.

    Loading...
  2. Memorize a digitação. Ela é numerada de um a quatro e refere-se aos dedos de sua mão esquerda. O número um indica que o dedo indicador deve ser usado, o dois indica o dedo médio, o três indica o dedo anelar e quatro indica o dedo mínimo.

  3. Toque a primeira oitava da escala menor harmônica, utilizando a seguinte digitação: 1-3-4-1-3-4-1. Quando você for de três para um, deslize para baixo a corda para a posição logo abaixo onde o dedo indicador estava. Assim como quando você toca todas as cordas, escute cuidadosamente para saber onde a posição da digitação fica correta no violoncelo.

  4. Faça a segunda oitava, continuando a mover a mão em direção à ponte e usando a digitação: 2-4-0-1-3-1-4. O zero indica uma corda solta.

  5. Toque a terceira oitava utilizando a seguinte digitação: 1-2-1-2-1-2-1. Termine na terceira oitava de Fá sustenido com o dedo 2.

  6. Retorne a escala menor harmônica, indo no sentido inverso e afastando gradativamente da ponte.

Loading...

Dicas

  • Para tocar as escalas menores naturais e melódicas, use um gráfico de digitações para violoncelo.

O que você precisa

  • Tabelas de digitação para violoncelo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...