×
Loading ...

Quanto um tatuador ganha em média?

Seus lucros médios como um tatuador irão variar dependendo de seu nível de experiência, habilidade, talento, do tipo de acordo estabelecido com o empregador e da opção de possuir o seu próprio estúdio. O salário médio para tatuadores nos EUA em 2011 era equivalente a 72 mil reais anuais.

Alguns tatuadores possuem os seus próprios estúdios, aumentando a renda (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Diploma

Por lei, você não precisa ter qualquer tipo de educação formal ou diploma para se tornar um tatuador, e nem mesmo um diploma de ensino médio. A maioria começa com um estágio em um estúdio de tatuagem para ganhar experiência prática. Durante o aprendizado, você vai ajudar os artistas profissionais e, às vezes, fazer tatuagens gratuitas para clientes. Os estágios são cargos tipicamente não-remunerados e, em alguns casos, você pode ser obrigado a pagar o seu professor pela formação e pelo subsídio para trabalhar no estúdio. Você pode chegar a um acordo com a gerência para trabalhar na loja — na faxina ou recepção, por exemplo — como forma de pagamento por seu período de formação.

Loading...

Salários por hora

Quanto você pode ganhar como um tatuador vai depender, em parte, da taxa de serviço por hora que o empregador cobra dos clientes. Em 2011, a taxa horária padrão para uma tatuagem variava entre o equivalente a 150 e 300 reais, de acordo com o site Tattoo Training Information — valor não-líquido. Geralmente, o lojista tem o direito de reter uma comissão de 60 a 70 por cento do preço da arte e, logo, se você estiver empregado em um estúdio de tatuagem, pode ganhar, em média, 50 a 110 reais por hora.

Salários extraordinários

Certos tatuadores famosos e reconhecidos mundialmente ganham salários exorbitantes por sua arte e valores cerca de três vezes maiores — ou mais — do que os de tatuadores comuns. De acordo com o site Rank My Tattoos, tatuadores de renome mundial, como Paul Booth, Jonathan Shaw, Paul Timman, Anil Gupta e Kat Von D, dos conhecidos reality shows "Miami Ink" e "LA Ink", podem cobrar até 800 reais por hora para tatuar desenhos personalizados.

Salários independentes

A maioria dos tatuadores que trabalham para estúdios são profissionais independentes, emitem o seu próprio imposto de renda e são responsáveis ​​por pagá-lo. Nessa situação, o lojista costuma pagar 30 a 40 por cento do valor de cada tatuagem e fornece todos os materiais necessários para o trabalho, como tinta, agulhas, luvas de látex, toalhas de papel e garrafas de água, assim como propagandas, cartões de visita e a exposição na mídia.

Proprietários

Você pode aumentar significativamente a sua renda como tatuador abrindo o seu próprio estúdio de tatuagem mas, no entanto, deverá assumir uma grande quantidade de responsabilidades fiscais e administrativas adicionais. Os tatuadores que gerem as suas próprias lojas mantêm 100 por cento do preço de todas as suas obras e recolhem de 60 a 70 por cento da renda de cada um dos membros de sua equipe. Por outro lado, se você possuir um estúdio de tatuagem, será obrigado a fornecer todos os materiais de trabalho, pagar aluguel, seguro, serviços públicos, propaganda e outras despesas do negócio. O site Job Monkey estima que donos de lojas de tatuagem ganhem 220 mil reais por ano, segundo dados de 2011.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...